Notícias

PO realiza encantro de avaliação e planejamento

O encontro foi uma oportunidade para avaliar e planejar as ações da PO
 
O encontro foi uma oportunidade para avaliar e planejar as ações da PO

A Pastoral Operária de São Paulo realizou encontro de avaliação e planejamento nos dias 17 e 18 de novembro, na Paróquia de Nossa Senhora dos Ferroviários, próxima à casa da PO Nacional no bairro da Moóca em São Paulo (SP).

 
Texto abordando as mudanças no mundo do trabalho provocou a reflexão sobre “o que é que não muda no trabalho”, concluindo-se que elementos como a exploração, as jornadas extensas, os acidentes, mas também a centralidade da produção fabril e a capacidade de organização dos trabalhadores permanecem sempre, apesar de todas as mudanças.
 
Na avaliação das atividades da Pastoral Operária foram enumeradas as atuações da PO junto à classe trabalhadora e dentro da Igreja, dando-se destaque à formação. Foi constatado que a PO passou por muitas mudanças em sua estrutura, analisando-se os últimos doze anos. No entanto, há  aspectos   dentro da PO que jamais mudam, pois fazem parte integrante de sua identidade, tais como: o compromisso com a classe trabalhadora, analisado à luz da palavra de Deus e do Ensino Social da Igreja, tendo como base, a prática de Jesus Cristo trabalhador. A existência dos grupos de base e as ações dentro do conflito capital versus trabalho completam este quadro.
 
A missão da Pastoral Operária frente à conjuntura atual  apresenta desafios como:
Inserir todos/as os/as trabalhadores/as na luta de classes; unir os movimentos que encontram-se fragmentados; agregar juventude aos grupos de pastoral.
 
Texto e foto: Toninha Carrara da P.O.
 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.