Pastorais e Organismos

Pastoral Afro-Brasileira do Regional assessora formação, cuja temática foi à exortação apostólica Evangelii Gaudium

A formação realizada na modalidade virtual pela Pastoral Afro-Brasileira (PAB) de Pirassununga, Diocese de Limeira, aconteceu com cinco encontros sendo o 5º ministrado pela Coordenadora Estadual Vera Lúcia Lopes, da PAB do Regional Sul 1 da CNBB, no dia 17 de agosto e trouxe a reflexão sobre Capítulo V – Evangelizadores com Espírito Novo (Motivações para um renovado impulso missionário), Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do Papa Francisco.

De acordo com Vera Lopes a formação foi uma ocasião para animar as lideranças para o estudo desta Exortação Apostólica, que refletindo sobre a Alegria para o querigma: “Neste capítulo o papa escreve que não podemos desanimar diante dos desafios que enfrentamos para evangelizar, temos que ter a certeza que o trabalho realizado com amor dá bons frutos. Sabemos que para a missão acontecer com êxito o primeiro passo é buscar a força no Espírito Santo”.

Segundo Sônia Maria Gomes coordenadora diocesana da PAB, os outros quatro encontros abordaram capítulos específicos do documento pontifício, sendo: “A transformação missionária da Igreja”, assessorado pelo padre José Antônio Boareto; “Na crise do compromisso comunitário”, assessorado pelo padre Cássio Roberto Rossette; “O anúncio do Evangelho” e o capítulo IV, “A dimensão social da Evangelização”, que teve como assessor o padre Girley Reis. Os encontros contaram com a participação de grupos de várias dioceses do Regional Sul 1.

A PAB tem por objetivo sensibilizar as comunidades e a Igreja como um todo, para o conhecimento das questões afro-brasileiras, animar os grupos negros católicos existentes, incentivar o surgimento de novos grupos que busquem sua identidade numa sociedade e Igreja plurais.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.