6ª SSB Comissões Episcopais Pastorais Destaques Pandemia

Pastorais e Organismos do Regional Sul 1 se encontram em reunião virtual

As formações on-line no Regional Sul 1 da CNBB, e a preparação do Seminário Estadual rumo 6ª Semana Social Brasileira, por meio virtual, previsto para os dias 24 a 26 de julho de 2020, nortearam a pauta da reunião realizadas via web conferência na tarde do último dia 02 de julho.

O encontro virtual contou com participação de agentes das Pastorais, Organismos e Movimentos vinculados ao Regional, representantes de movimentos sociais e de entidades representativas. “Agradeço a todos que responderam a este chamado. A participação efetiva vem contribuir de forma coletiva e significativa para a construção deste Mutirão pela Vida: Por Terra, Teto e Trabalho”, ressaltou padre Walter Merlugo Júnior, secretário-executivo da entidade.

Após a mística feita pelo padre Antonio Carlos Frizzo, assessor da CF no Regional Sul 1 da CNBB, foi feita a abertura do diálogo e proposta em torno do Seminário.

O padre Frizzo apresentou em sua mística, os dois caminhos apresentados pelo Salmo 01, o da bênção e o do juízo. E destacou que neste momento de crise vivido no País, acelerada pela pandemia, “não nos falte a dimensão da profecia. Protegidos pelos Espírito Santo que nos causa alegria, de ser Igreja, pessoa amante da Palavra e do próximo, discípula da Palavra”.

Na ocasião, tiveram oportunidade de falar os representantes da: Pastoral do Surdo, Pastoral da Sobriedade, CNLB, Cebs, CPT, Grito dos Excluídos/as Continental, Pastoral do Mundo do Trabalho e Pastoral Operária (PO), Comissão para o Ecumenismo, Comissão para a Liturgia, Campanha da Fraternidade, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral da Educação, Pastoral Vocacional, Pastoral Carcerária, CBJP, Pastoral da Criança, Pastoral da Comunicação, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Saúde, Pastoral Fé e Política, como do Conselho Missionário Regional (COMIRE), Conselho Missionário Indigenista (CIMI), Serviço Pastoral dos Migrantes e Programa de Direitos Sociais – Saúde e Seguridade Social.

Depois da partilha, Pe. Walter ressaltou que as propostas levantadas servirão de norte para o Seminário de lançamento da 6ª Semana Social Brasileira no estado de São Paulo, a qual objetiva mobilizar amplas forças vivas da sociedade (eclesiais e não eclesiais).

Luciane Udovic, do Grito dos Excluídos/as Continental, esclareceu que “estamos aqui para buscar e indicar coletivamente a melhor metodologia para a construção do seminário que foi pensado e pautado para garantir os critérios das SSB, e articular igrejas, movimentos sociais e populares, neste grande Mutirão pela Vida.

Ao final, Pe. Walter convidou uma das mulheres presentes na reunião para conduzir o momento da oração final.  A irmã Elisabete Miguel Espinhara do Conselho Missionário Regional (COMIRE), tomou a palavra e encerrou o primeiro encontro virtual das pastorais envolvidas no processo do mutirão.

“Agradecemos, a todos os que estiveram conosco nesta caminhada tão produtiva. Que através da nossa atuação, cada pastoral torne-se voz dos que não têm voz, dos mais vulneráveis neste tempo de pandemia e que em nossas orações possamos sempre mais estar atentos à voz do Espírito Santo. E que Maria, a primeira educadora nos ajude a encontrar caminhos novos para ajudar os que mais precisam de nós”, concluiu a irmã.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.