Destaques Nomeação Notas Presidência

O Regional Sul 1 da CNBB saúda o novo bispo da Diocese de Lorena

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) saúda com alegria o novo Bispo da Diocese de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, nomeado hoje (13/01), pelo Papa Francisco.

Leia aqui na íntegra a mensagem.

SAUDAÇÃO A DOM JOAQUIM WLADIMIR LOPES DIAS

 

Os Bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), recebem com alegria a nomeação de Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias para a Diocese de Lorena, Província de Aparecida, nomeado nesta quarta-feira, 13 de janeiro, pelo Papa Francisco.

Dom Joaquim é nascido no Estado de São Paulo, na cidade de Cafelândia, onde cursou o ensino fundamental e médio. Após formar-se em administração de empresas, em Jundiaí, entrou no seminário da diocese dessa cidade.

Foi ordenado presbítero em 12 de dezembro de 1997, e contribuiu com vários serviços na Igreja Particular de Jundiaí até o final de 2011, quando foi nomeado pelo Papa Bento XVI, bispo titular de Sita e auxiliar da Arquidiocese de Vitória (ES).

No dia 4 de março de 2015, recebeu a nomeação do Papa Francisco de bispo da Diocese de Colatina, na qual exercia a função de administrador apostólico desde maio de 2014.

Tendo realizado um pastoreio edificante junto ao clero e laicato de Colatina, procurado animar suas comunidades e impulsionar as pastorais sociais, no início deste ano novo da graça de Nosso Senhor, foi nomeado bispo titular da diocese vacante do Vale do Paraíba.

Aproveitamos a ocasião para também manifestar nossos agradecimentos a dom Benedito Beni dos Santos, que desde a transferência de dom João Inácio Muller para a Arquidiocese de Campinas, assumiu o governo da diocese como Administrador Apostólico.

Sob a proteção de Nossa Senhora da Piedade seu ministério seja fecundo junto àquela parcela do povo de Deus. Conte com as orações e cooperação dos bispos do Regional Sul 1.

Seja bem vindo dom Joaquim!

                                             São Paulo, 13 de janeiro de 2021.

 

Dom Pedro Luiz Stringhin
Bispo de Mogi das Cruzes
Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano
Bispo de Guarulhos
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário

Foto da capa: Diocese de Colatina

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.