Artigos

O amor é a nossa missão

Neste período, realiza-se em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, que tem como tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”!

Não são poucas as famílias que no nosso tempo testemunham a força do amor! Não precisamos ir longe para descobrir famílias que ainda hoje conservam o costume de reservar durante o dia alguns momentos para rezarem em comum; famílias que convivem anos com pessoas com deficiência, desafiando os limites da paciência e do sacrifício; famílias que reconstruíram as suas vidas com uma grande dose de perdão e reconciliação. Se fossemos descrever as situações em que nossas famílias se revelam heróicas, certamente esgotaríamos este espaço.

            Iludem-se aqueles e aquelas que pensam que a família é uma instituição que se pode dispensar ou relegar às relíquias do passado. Não! São inúmeras as famílias que ainda hoje sobrevivem e dão lição de generosidade e de amor.

Muitas vezes somos bombardeados por imagens que mostram as famílias como palco de disputas, traição, mergulhadas numa sede insaciável de prazer e de poder. De fato, para muitos os paradigmas familiares neste mundo da telinha se confundem com luxo e a ilusão. Mas, na verdade, a maioria das nossas famílias sobrevivem com muito pouco e, com o pouco que possuem ainda sabem partilhar e socorrer aquelas que sofrem maior necessidade.

Qual é o segredo que permite que em tempos de crise tantas famílias sobrevivam e mantenham viva a alegria de conviver e partilhar? O segredo é o Amor!

            Amar é o verbo que nossas famílias aprendem cada dia a conjugar com respeito, cuidado, serviço, doação e perdão. Amor é o legado que muitas famílias receberam dos seus pais que envelheceram dando lições de uma generosidade que ultrapassa os critérios e as medidas humanas.             Pois é, o Amor é o segredo das famílias felizes que sobrevivem em tempo de crise e não se deixam seduzir pelas ilusões do nosso tempo.

            É para elas que nosso olhar se volta nesta semana sem deixar de ver as muitas outras feridas e cansadas que precisam do bálsamo da fé e o alívio do amor! Mas, não podemos deixar de olhar para as muitas famílias felizes que nos cercam e enriquecem a sociedade e a Igreja com o seu testemunho de amor.

            “O amor é a nossa missão” é o ideal que nossas famílias abraçam e testemunham. É o convite que deixam nesta semana para todas as famílias do Brasil.

            Não é fácil, de fato, manter viva a chama do amor num tempo em que tudo é tão rápido e fugaz. Mas, será alimentando cada dia o amor nas circunstâncias e ocasiões mais banais da vida, nos gestos mais simples do dia a dia que as famílias revelam a sua beleza e o quanto são atuais para nós.

 Dom Milton Kenan Júnior, Bispo de Barretos

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.