Neste período, realiza-se em todo o Brasil a Semana Nacional da Família, que tem como tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”!
Não são poucas as famílias que no nosso tempo testemunham a força do amor! Não precisamos ir longe para descobrir famílias que ainda hoje conservam o costume de reservar durante o dia alguns momentos para rezarem em comum; famílias que convivem anos com pessoas com deficiência, desafiando os limites da paciência e do sacrifício; famílias que reconstruíram as suas vidas com uma grande dose de perdão e reconciliação. Se fossemos descrever as situações em que nossas famílias se revelam heróicas, certamente esgotaríamos este espaço.
Iludem-se aqueles e aquelas que pensam que a família é uma instituição que se pode dispensar ou relegar às relíquias do passado. Não! São inúmeras as famílias que ainda hoje sobrevivem e dão lição de generosidade e de amor.
Muitas vezes somos bombardeados por imagens que mostram as famílias como palco de disputas, traição, mergulhadas numa sede insaciável de prazer e de poder. De fato, para muitos os paradigmas familiares neste mundo da telinha se confundem com luxo e a ilusão. Mas, na verdade, a maioria das nossas famílias sobrevivem com muito pouco e, com o pouco que possuem ainda sabem partilhar e socorrer aquelas que sofrem maior necessidade.
Qual é o segredo que permite que em tempos de crise tantas famílias sobrevivam e mantenham viva a alegria de conviver e partilhar? O segredo é o Amor!
Amar é o verbo que nossas famílias aprendem cada dia a conjugar com respeito, cuidado, serviço, doação e perdão. Amor é o legado que muitas famílias receberam dos seus pais que envelheceram dando lições de uma generosidade que ultrapassa os critérios e as medidas humanas. Pois é, o Amor é o segredo das famílias felizes que sobrevivem em tempo de crise e não se deixam seduzir pelas ilusões do nosso tempo.
É para elas que nosso olhar se volta nesta semana sem deixar de ver as muitas outras feridas e cansadas que precisam do bálsamo da fé e o alívio do amor! Mas, não podemos deixar de olhar para as muitas famílias felizes que nos cercam e enriquecem a sociedade e a Igreja com o seu testemunho de amor.
“O amor é a nossa missão” é o ideal que nossas famílias abraçam e testemunham. É o convite que deixam nesta semana para todas as famílias do Brasil.
Não é fácil, de fato, manter viva a chama do amor num tempo em que tudo é tão rápido e fugaz. Mas, será alimentando cada dia o amor nas circunstâncias e ocasiões mais banais da vida, nos gestos mais simples do dia a dia que as famílias revelam a sua beleza e o quanto são atuais para nós.
Dom Milton Kenan Júnior, Bispo de Barretos
Adicionar Comentário