Notícias

Natal Iluminado 2013

para o siteOs cristãos no mundo todo começaram o advento de preparação para o Natal, e a Catedral Metropolitana, Igreja mãe da Arquidiocese de São Paulo, foi o local escolhido para estrear o período natalino de toda cidade de São Paulo. Centenas de pessoas estiveram por lá na noite do último domingo, 1/12, para prestigiar a abertura oficial do Natal Iluminado, projeto que tem por objetivo deixar a capital paulista mais iluminada e decorada.

Convidados pelo cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, líderes de diversas Igrejas-Membro do Movimento de Fraternidade de Igrejas Cristãs (MOFIC), abriram a noite do Natal Iluminado com um Ato Ecumênico, onde participaram de momento de oração, num verdadeiro sentimento de que o Natal é de todos. Compareceram as seguintes Igrejas: Igreja Ortodoxa Antioquina; Igreja Episcopal Anglicana; Igreja Presbiteriana Unida do Brasil; Igreja Apostólica Armênia; Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; e a Igreja Armênia Católica (Igreja Católica de Ritos Orientais). Ao final do Ato, dom Odilo e os demais líderes cristãos deram a benção final.

Também participaram do evento autoridades civis, como o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e líderes de diferentes tradições religiosas: Judaísmo; Islamismo; Budismo; Espiritismo; e religiões de Matriz Africana (Umbanda e Candomblé), todos convidados pelo arcebispo.

Dom Odilo agradeceu a presença de todos e disse que a vinda de autoridades de outras religiões era um “gesto de delicadeza para com a fé cristã”. O cardeal destacou que São Paulo possui uma diversidade religiosa imensa, mas que todos estão emanados num grande projeto: fazer com que a cidade tenha paz e a benção de Deus. “Nós queremos compartilhar a alegria do Natal com todos e nos alegramos com todos que, conosco, também se alegram pela celebração da recordação do nascimento de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Dom Damaskinos Mansour, arcebispo metropolitano da Igreja Ortodoxa Antioquina, destacou que com o nascimento de Jesus Cristo na carne, cumpriram-se as profecias do Antigo Testamento e nasceu uma nova esperança com um novo tempo de Deus com o Novo Testamento. Ele citou o trecho do Livro do Profeta Isaías que para embasar a sua explanação: ‘O povo que andava em trevas, viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz’ – Isaías 9:2.

O prefeito de São Paulo desejou que todos aproveitem o Natal para ensinar as crianças sobre as mensagens de Jesus: de fraternidade, amor, e que faz as pessoas serem mais humildes e pensem profundamente nos problemas que as afligem, procurando soluções conjuntas para saná-los. “Espero que o mês de dezembro seja um mês muito festivo na cidade, mas também um mês de reflexão, ensinamento e aprendizado. Desejo que celebremos o Natal em comunhão e tenhamos  juntos um bom ano de 2014”, concluiu Fernando Haddad que, em seguida, declarou aberto os festejos natalinos na cidade de São Paulo.

O público presente na Catedral da Sé acompanhou as apresentações da Sinfônica de Heliópolis e do Coral da Gente, ambos do Instituto Baccarelli, sob a regência do maestro Edilson Ventureli.

A abertura oficial do Natal Iluminado foi encerrada com projeções artísticas no interior da Catedral da Sé. Ela ficou toda iluminada com imagens religiosas e símbolos natalinos, através da técnica de vídeo mapping (projeção de vídeos em objetos ou superfícies com estruturas de grandes dimensões, como fachadas de edifícios e estátuas).

Fonte: Site da Arquidiocese de São Paulo. Crédito Fan page do Natal Iluminado.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.