Com a palavra o Presidente

Natal: alegria e esperança

Aproxima-se o Natal e os cristãos preparam-se para lembrar, mais uma vez, o nascimento de Jesus Cristo; tempo de festas e presentes, de ações de bondade e solidariedade, também acompanhado por muitos que não crêem em Deus, ou são de fé diferente. O Natal é envolvente.

Para os cristãos, é um tempo de renovação da esperança, pois o Natal recorda que o homem não está só neste mundo: Deus veio ao seu encontro, entrou na sua história de maneira surpreendente, tornando-se próximo de todo homem, estendendo a mão para soerguer os caídos, curar os enfermos, libertar pobres e oprimidos e trazer luz e consolo aos aflitos.

O Advento, período que precede o Natal na Liturgia cristã, traz a tônica da esperança: a “salvação” anunciada e esperada vai além daquela que o homem pode dar a si mesmo e transcende as capacidades humanas: é oferecida por Deus ao homem, que só pode acolhê-la de coração agradecido, dispondo-se a cooperar livremente com a obra de Deus. Mesmo assim, Deus não entra na história do homem para assumir o lugar dele, mas para ser seu companheiro, confortá-lo e orientá-lo em seu caminho, atraindo-o suavemente, mas de modo irresistível, para aqueles bens absolutos que o coração humano deseja e busca, muitas vezes sem o saber.

Tenho a consciência de que esta linguagem pode parecer irreal para os nossos dias, marcados pela técnica e pela afirmação máxima das realizações humanas. As tecnologias da informática nos condicionam, aos poucos, para crer que tudo funciona como o apertar de algumas teclas e, pronto! O resultado aparece invariavelmente, salvo se nós mesmos erramos ao introduzir dados na maquininha… O mundo, porém, não é um computador… Menos ainda, o coração humano!

Nada contra essas maquininhas maravilhosas, que eu também uso. Mas será que a forma mecânica de raciocinar não leva à pretensão de formatar também o mundo do homem de acordo com as leis da informática? E o que não entra nessa lógica? E os sentimentos e emoções? E as pessoas, consideradas individualmente, com suas histórias muito particulares e únicas? E os anseios do coração inquieto, que deseja e busca, que nunca se satisfaz? E as relações entre as pessoas, que tentam expressar em novas linguagens as mesmas necessidades de sempre, o afeto, a partilha, a intimidade, o sentido? E o mistério de cada ser humano, que nunca se traduz plenamente em linguagem alguma?

Ao afirmar que o Filho de Deus se fez humano e passou a viver entre os homens, a fé dos cristãos refere-se a algo inaudito: é possível isso? Desde o início, os cristãos estavam conscientes de anunciarem “uma grande alegria”, conforme uma bela expressão do Evangelho do Natal, mas também algo que chocaria a lógica humana. No entanto, afirmavam com todas as letras: “a Palavra de Deus se fez carne e habitou no meio de nós. E nós vimos a sua glória, que era glória do Filho único do Pai” (cf. Evangelho de João, 1,9-14).

Em todos os tempos, desde que o anúncio do Evangelho de Cristo teve início, isso gerou questionamentos, controvérsias e até perseguições e martírios. E gera ainda em nossos dias, quando muitos estão sendo martirizados apenas porque se identificam com o nome de Cristo. Pensando bem: se Deus é Deus, quem pode pretender que ele deva enquadrar-se exatamente nos limites da razão e da lógica humanas? Poderíamos nós impor a Deus o que ele pode ou não pode fazer? As expressões da teologia e da liturgia cristãs sempre mostraram o pasmo suscitado pelo “mistério inefável” do Natal, diante do qual emudecem as palavras e se põe o coração a contemplar e cantar. A realidade do Natal é mais facilmente comunicável pela arte que pelo discurso articulado; é só ver as obras de altíssimo valor, que a arte erudita e popular produziu ao longo dos séculos sobre o “mistério do Natal”.

E os cristãos nunca mais deixaram de lembrar que no Natal, comemoramos a maravilha das maravilhas: em Jesus Cristo, Deus tornou-se próximo de cada homem; tão próximo, que se fez um deles. Falou-lhes humanamente; com coração humano, mostrou compaixão e misericórdia para os que, na nossa lógica soberba, não contam e podem ser descartados. Todo divino, todo humano, a todos estendeu a mão para resgatá-los de toda alienação. O divino e o humano podem estar mais próximos do que imaginamos!

O Natal continua a inspirar fraternidade, esperança e paz; faz entrever que o mundo pode ser melhor, as relações humanas podem ser mais sinceras e construtivas, cada pessoa tem valor e todos merecem experimentar a felicidade. É bom ver a alegria sincera no rosto das pessoas, ouvir cantos que despertam sentimentos bons em vez de gritos de violência; o Natal faz pensar que seria bem melhor, se não houvesse tanta soberba e egoísmo, se todos pudessem viver algo da simplicidade das crianças.

O Natal nos aponta para o que é verdadeiramente humano. Para um recém-nascido, voltam-se as atenções, porque ele representa o novo, o surpreendente… O Papa Francisco fala que é preciso acolher as surpresas de Deus nas várias circunstâncias da vida, alegres ou tristes. Deus é surpreendente e, bem por isso, também é a fonte da esperança, uma vez que nem tudo depende só de nós; se viesse a ser realidade apenas aquilo que nós somos capazes de suscitar, não haveria esperança de superação dos nossos limites.

A liturgia cristã do Natal também se refere a Jesus como o “Príncipe da paz”, que convida a depor as armas de guerra e a sentarem os povos à mesa do diálogo e da fraternidade. Isto é possível? Poderá acontecer um dia? Este é o sonho de Deus para a grande família humana; ao mesmo tempo, também é o anseio mais profundo do nosso coração. Não pode ser ilusão: é esperança!

Artigo publicado no Jornal O Estado de São Paulo, Edição de 13 dedezembro de 2014

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.