|
Embarcaram na madrugada de ontem, 15, o casal César e Rosani Chagas para a Missão Ad Gentes do Regional Sul 1 na cidade de Pemba, Moçambique.
O casal que ficará em Missão por aproximadamente 2 anos, aceitou com alegria e disponibilidade agregar ao grupo de Missionários que está na cidade de Pemba, capital de Cabo Delgado, em Moçambique.
Para o nosso Regional é motivo de muita alegria este voluntariado em prol da evangelização na África, nossa terra irmã.
César e Rosani estiveram na sede do Regional na última terça-feira, 14, e nos concederam uma entrevista poucos momentos antes da despedida.
Quem são César e Rosani?
Nascidos na cidade de Mogi Mirim (SP), o casal reside e pertence à diocese de Santos (SP). O casal tem 1 filho, Tomás que reside em São Paulo. Casados há 42 anos, decidiram pela segunda vez, ajudarem na Missão Ad Gentes do Regional Sul 1. “Ajudamos na Capela de São Gaspar Bertoni, na cidade de Praia Grande (SP) e atuamos na Pastoral do Dízimo, na Liturgia, nas ações missionárias, na secretária paroquial, bazar e todas as atividades que nos chamam a servir.”, nos relata Rosani.
Como conheceram a Missão?
“Conhecemos há bastante tempo, mas nos aproximamos no ano de 2000, ou seja, já temos uma certa caminhada na ação missionária da Igreja, pois participamos dos cursos e formações, nos envolvendo com as pessoas e com a cultura.”
Como foi o convite para SER UM MISSIONÁRIO(A)?
Rosani relata que, em 2015 foi convidada por Dom Luiz Fernando Lisboa para uma visita em Pemba para um período de 1 mês. Em seu retorno, Dom Luiz Fernando abriu os convites para quem sentisse no coração o desejo de ser missionário(a). Ouvindo este chamado, se candidataram e 4 anos depois, em 2019 embarcaram para a África, juntos. O primeiro trabalho do casal foi na cidade de Metoro, em uma casa de acolhimento dos missionários, para alimentação, pernoite e inclusive com formações e relatam ter sido “uma experiência maravilhosa”, relata César.
Apesar de todas as dificuldades estruturais já conhecidas, como fome e doenças, eles puderam atuar na Paróquia Cristo Rei com mais de 50 comunidades. Com a ascensão da pandemia do corona-vírus, em 2020, o casal precisou retornar ao Brasil devido ao agravamento da doença, fechamento de todos os estabelecimentos, fronteiras etc…
Como foi o “re-convite” para a Missão?
Com uma palavra do Padre Wellington, comboniano (Congregação de São Daniel Comboni) do Sudão em um dos cursos de Ação Missionária na Diocese de Santos, o casal relata que se sentiram extremamente tocados e o chamado foi imediato. “Sempre digo que quando já temos vontade, já temos a metade”, relata Rosani.
Logo após, chegou também o convite de Dom Antonio Juliasse, bispo da Diocese de Pemba através da presidência do Regional para o trabalho de acolhimento dos missionários, agora, no Paço Episcopal, aonde reside o Bispo. Com o retorno dos missionários que lá atuavam, no caso Dona Helena (Diocese de Guarulhos), a casa ficou aberta à este espaço e lá estarão César e Rosani, que, além do trabalho de acolhimento aos missionários e congregações, também cuidarão das rotinas da casa, como alimentação, limpeza, funcionários e manutenção em geral.
“Deus quis que nós voltássemos para lá!”
Mesmo com a ansiedade e entusiasmo ao retorno, César nos relata que estão cientes de todas as dificuldades e situações atuais, mas que mesmo sem pensar resolveram dar o sim, pois lá “aprendem muito mais do que acham que podem ensinar”. Rosani completa: “mesmo porque quando conhecemos a África, nosso coração cresce ainda mais. O povo é acolhedor, carinhoso com os missionários, isso nos engrandece cada vez mais.”
Logo após a entrevista, desejamos uma excelente viagem ao casal e em nome da nossa presidência queremos agradecer pelo voluntariado, desejando um período longo e frutuoso de trabalho.