Notícias

Mesa-redonda debate a universalização do saneamento básico

cartaz_cfe_2015_capa_siteNa próxima sexta-feira, 11 de março, às 14 horas, na sede do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realiza-se a mesa-redonda para debater a universalização do saneamento básico.

O evento, proposto pelo deputado federal João Paulo Papa, tem como motivo a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 – cujo tema é o saneamento. O evento é gratuito, aberto ao público e não é necessário inscrição prévia.

Estão confirmadas as presenças de grupos como o Trata Brasil; Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae); Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes); Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); SOS Mata Atlântica; Associação Paulista das Empresas de Consultoria e Serviços de Saneamento e Meio Ambiente (Apecs), além dos coordenadores da Campanha no Estado de São Paulo.

“A relação de convidados mostra que teremos um debate amplo, plural e muito rico, considerando as várias experiências que cada um dos representantes possui em diversos setores relacionados a essa área tão importante e fundamental para o desenvolvimento do País”, ressalta João Paulo Papa.

Para o parlamentar, a Mesa Redonda servirá como base para o trabalho desenvolvido pelas comunidades durante a Campanha. “Quem participar do ato vai conferir um quadro atualizado da situação em todo o País, além de verificar análises atuais sobre os desafios que serão enfrentados rumo à universalização, que só será alcançada, se mantidos os investimentos atuais, em 2050 – o prazo do Governo Federal era 2033”, diz.

O parlamentar destaca, também, a importância do debate promovido em 2016. “Esse ano, a Campanha da Fraternidade joga luz a esse tema. Somos a oitava maior economia do mundo, porém 100 milhões de brasileiros ainda não contam com coleta de esgoto. Saneamento é saúde, desenvolvimento humano e econômico. Unir as Igrejas cristãs, já que esse ano a iniciativa não reúne apenas os católicos, mostra a relevância do tema e nos auxilia na missão de conscientizar a população”, concluiu.

Agenda pró-saneamento
Desde o início de seu mandato, em 2015, o deputado federal João Paulo Papa atua de forma firme na defesa da universalização do saneamento. Por meio de sua iniciativa, a Câmara criou uma subcomissão especial que debateu o tema durante o ano. Após seis audiências que envolveram 12 entidades de todo o País, o colegiado apresentou 20 recomendações para os poderes Executivo e Legislativo avançarem nesta questão.

Uma das recomendações, aliás, já foi adotada: foi criada a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental, espaço que vai acolher todas as demandas relacionadas ao tema.

Iniciativas de peso
Outras iniciativas estão acontecendo em torno do tema da Campanha da Fraternidade deste ano que aborda o saneamento básico no país. A primeira aconteceu na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), onde foi apresentado o Texto-Base da CFE- 2016. A Sessão de Apresentação contou com o apoio de deputados Estaduais e a participação de alguns representantes das CFs das arquidioceses e dioceses. Já a outra iniciativa foi uma roda de conversa que aconteceu no dia 3 de março na sede da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, e lançou a Campanha Mais Saneamento, menos zika, que visa engajar o setor e a sociedade em geral na conscientização sobre a necessidade de avançar no saneamento para combater doenças como dengue e zika e pela melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. [acompanha o link].

Assista ao vídeo da Campanha da Fraternidade Ecumênica.

 

Serviço
Mesa Redonda: Casa Comum, Nossa responsabilidade: A Campanha da Fraternidade Ecumênica e as responsabilidades de cada um na universalização do saneamento básico.
Sexta-feira, 11 de março
14 horas
Auditório da Regional Sul 1 da CNBB (Rua Conselheiro Ramalho, 726, Bela Vista, São Paulo/SP)
*Evento aberto ao público – não é necessária inscrição prévia.
Informações: (13) 3222-2888 ou (61) 3215-5476

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.