Artigos

Mês da Bíblia

A Igreja Católica no Brasil propõe, no mês de setembro, que os seus fiéis se conscientizem do lugar especial e central que a Palavra de Deus deve ter na vida do cristão. Todo cristão deve amar profundamente a Bíblia pois ela é a “carta” que Deus escreveu para a humanidade.

A leitura orante da Bíblia é o melhor modo de ler a Palavra de Deus. Sem a fé a leitura da Bíblia perde o sentido. A Palavra de Deus é o mapa do caminho ou o GPS que nos orienta nas estradas da vida. Os ensinamentos de Deus tornam o cristão sábio e forte e o homem torna-se livre obedecendo a Deus. Paradoxalmente, ao desobedecer fechando-se no orgulho e na arrogância, torna-se escravo de si mesmo e das circunstâncias que o rodeiam.

A Bíblia nos mostra que tudo o que existe tem um começo, um meio e um final. O mais importante, porém, é que a Palavra de Deus nos mostra que toda a realidade tem um sentido e uma finalidade. Nada acontece por acaso, tudo tem um porquê amoroso de Deus. Na Bíblia encontramos toda a realidade humana, do pior ao melhor e, a cada página de pecado, temos outra de perdão; uma página de maldade ao lado de uma página de misericórdia, uma página de trevas ao lado da página de luz. A página trágica da condenação, tortura e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo e, ao lado, a resposta de Deus que foi a extraordinária da Ressurreição de Jesus.

O trigo e o joio se misturam constantemente ao longo da história, mas o bem sempre vence pois contém no seu íntimo a potência de Deus. Ao meditar a Sagrada Escritura aprendemos a não ter medo do mal, do sofrimento e das tragédias da vida que, aliás, abundam nas páginas bíblicas. Na lama do pecado e no pântano da maldade, nasce o jardim maravilhoso de Deus com as múltiplas flores das virtudes e os vigorosos frutos da bondade.

A Palavra de Deus proclamada na liturgia de hoje nos fala, sobretudo, de sabedoria, humildade e gratuidade. Sabedoria é diferente de erudição ou inteligência, pois estas são puramente racionais fazendo infinitas conexões entre a lógica e a memória. Futuramente teremos a inteligência artificial. Jamais será possível haver a sabedoria artificial pois esta engloba, além da inteligência racional, também as qualidades interiores da alma: amor, bondade, humildade, verdade, etc. “Filho, realiza teus trabalhos com mansidão e serás amado mais do que um homem generoso. Na medida em que fores grande, deverás praticar a humildade e assim encontrarás graça diante do Senhor. Para o mal do orgulhoso não existe remédio pois uma planta de pecado está enraizada nele e ele não compreende” (Eclo 3, 19-31).

A gratuidade é uma virtude quase excluída da nossa cultura mercantilista. Em tudo queremos levar alguma vantagem. Jesus nos diz: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos; pois estes poderiam também te convidar e isso já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos” (Luc 14,12-14). Enquanto a nossa pobre e mesquinha mentalidade prega que quanto mais lucro e vantagem obtivermos, mais felizes seremos, Jesus prega exatamente o contrário: se agirmos com generosidade e gratuidade, então sim, seremos felizes!

Dom Rubens Sevilha, OCD, bispo de Bauru

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.