Mensagem de Dom Milton Kenan Júnior, bispo de Barretos-SP e presidente da Comissão Bíblico-Catequética do Regional Sul 1 da CNBB, para o dia do Catequista, celebrado neste domingo, 30 de agosto.
No Brasil o dia do catequista é sempre no último domingo do mês de agosto.
Leia na íntegra a mensagem:

A TODOS VOCÊS, CATEQUISTAS

“Ouvi! O semeador saiu a semear…” (Mc 4,3)
Uma das imagens mais bonitas para compreender e, ao mesmo tempo, reconhecer a importância dos catequistas na Igreja é a do semeador, utilizada por Jesus para falar da eficácia da sua mensagem que, se acolhida em terreno bom, é capaz de produzir muito mais do que se previa.
Catequistas: semeadores da Palavra de Deus – na sua grande maioria, apaixonados pela Palavra de Deus; e sempre preocupados para que esta palavra encontre acolhida e frutifique nas vidas dos que lhes são confiados. São intérpretes da Palavra de Deus e igualmente testemunhas dela. Habitam na Palavra e, sob o seu teto, procuram acolher a todos.
Catequistas: semeadores da esperança – da esperança que não decepciona (cf. Rm 5,5), pois está alicerçada em Deus, que cumpre as suas promessas e dá, aos que acolhem a sua palavra, a certeza da vida eterna. Por isso, apesar dos desafios, mantêm sempre vivo o seu ardor missionário, certos de que a palavra semeada mais cedo ou mais tarde vai frutificar.
Catequistas: semeadores de alegria – alegria contagiante, que nasce do encontro com Jesus Cristo e se renova em cada encontro, em cada etapa, em cada grupo que se reúne para acolher e celebrar a Palavra de Deus. Alegria comunitária, que se vive entre irmãos e irmãs, e se irradia pela vida fraterna.
Neste último domingo do mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra a vida e o ministério dos catequistas. Aqueles e aquelas que se dedicam à missão de fazer ecoar no coração de seus catequizandos a Boa Nova de Jesus.
O Diretório para a Catequese, elaborado e publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, em março último, dedica vários parágrafos para falar da vocação e da missão dos catequistas. Nele encontramos esta definição: “é um cristão que recebe o chamado particular de Deus que, acolhido na fé, o capacita ao serviço da transmissão da fé e à missão de iniciar à vida cristã”; é “partícipe da missão de Jesus de introduzir os discípulos em sua relação filial com o Pai”; e consequentemente “é testemunha de sua Tradição viva [da Igreja] e mediador que facilita a inserção dos novos discípulos de Cristo em seu Corpo Eclesial (n. 112).
Em razão disso, o catequista é testemunha da fé e memória do povo de Deus; é mestre e mistagogo; acompanhador e educador dos que lhe são confiados pela Igreja (n. 113).
​Homenageá-los, neste dia, é reconhecer a importância da missão deles e também comprometer-se por ajudá-los a cumprir esta missão no dia a dia. Eles são milhares, presentes na maioria das comunidades urbanas e rurais, sujeitos a tantas dificuldades e desafios, sempre dispostos a abraçar a missão e dar seu tempo e suas forças para cumpri-la com fidelidade.
Neste tempo de pandemia, não são poucos os catequistas que, utilizando da sua criatividade, procuram a todo custo fazer chegar aos catequizandos e suas famílias a Boa Notícia do Evangelho, servindo-se das mídias sociais e de iniciativas as mais diversas, que se adaptam à realidade das famílias e dos catequizandos; são levados somente pelo desejo de manter viva a chama da fé e sustentá-la neste momento de provação.
A todos os catequistas das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, em nome de todo o episcopado do Regional Sul 1, e da Comissão Regional da Animação Bíblico-Catequética, nossa gratidão, nosso reconhecimento pela importância de cada um e da mesma forma nosso compromisso por ajudá-los a se manterem perseverantes nesta missão sublime de transmitir a fé e iniciar irmãos e irmãs na vida cristã.
Deus abençoe a todos os nossos catequistas!

Dom Milton Kenan Júnior
Bispo Referencial do Regional Sul1 para a Comissão Reg.
de Animação Bíblico-Catequética.