Comissões Episcopais Pastorais

Interação das Pastorais Sociais é meta do Fórum das Pastorais Sociais para 2014

fotoA equipe de coordenação do Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB realizou reunião nesta quarta-feira, 27 de novembro, as 9h, na sede do Regional, para avaliação das atividades de 2013 e planejamento para 2014.

O destaque negativo em 2013 foi a pequena participação dos coordenadores e agentes das pastorais, organismos e movimentos sociais nos Fóruns realizados em maio e setembro e no Seminário das Pastorais Sociais realizado em junho, que marcou o encerramento dos debates da 5ª Semana Social Brasileira no Regional e coleta de subsídios para a 5ª Semana Nacional.

“Nós nos empenhamos em manter contatos através de ofícios às dioceses e aos coordenadores das Pastorais e Movimentos Sociais, além de telefonemas e e-mails, mas o retorno foi muito pequeno, o que dificulta o trabalho de interação”, disse o diácono José Carlos Pascoal, moderador do Fórum. Valter Cequetti, do Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo considera que o Fórum precisa estar mais atento às realizações das pastorais. “Precisamos descobrir com as pastorais, aquilo que falta para atingirmos a interação que é o objetivo principal do Fórum, desde a sua criação. Não é ditar normas, mas fazer um trabalho de aproximação para que uma pastoral social participe e apoie as atividades de outra, principalmente quando os objetivos são os mesmos”, disse.

Para Ari Alberti, do Serviço Pastoral dos Migrantes e Grito dos Excluídos, há a questão financeira: “Muitos agentes, especialmente de dioceses distantes de São Paulo, não recebem ajuda para participar do Fórum ou de Seminário, o que desmotiva e impede a interação que desejamos”. Para os demais membros, a questão da manutenção e financeira é empecilho para visitar as dioceses e promover o Fórum das Pastorais Sociais nos locais. “Mas o objetivo deve ser perseguido, com insistência e fé”, disse Irmã Maria Claus, da Pastoral do Menor da Arquidiocese de São Paulo.

Na reunião houve necessidade de alteração de duas datas de reuniões da equipe para 2014, devido proximidade com dias santos de guarda. As datas ficaram as seguintes: 19 de fevereiro; 19 de março; 09 de abril; 21 de maio; 11 de junho; 16 de julho; 20 de agosto; 17 de setembro; 15 de outubro; 19 de novembro. O Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 será realizado nos dias 14 de maio 17 de setembro, as 9h, na sede do Regional. Cidinha da PO e Cleusa de Jesus estão em contato para definir local para a realização do Seminário das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 nos dias 01 a 03 de agosto.

 

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.