Destaques Palavra Oficial Presidente

Íntegra da saudação do Presidente do Regional Sul 1 na Missa de Posse do novo Bispo da Diocese de Piracicaba

Foto da TV Oração capturada do Facebook

A seguir, a íntegra da saudação de Dom Pedro Luiz Stringhini, Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, proferida na manhã deste sábado (16/01), na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba, na celebração de posse de Dom Devair Araújo da Fonseca, como 6º bispo da Diocese de Piracicaba. Confira a íntegra da saudação do Presidente do Regional durante a Santa Missa.

Mogi das Cruzes, 16 de janeiro de 2021

Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo
Dom João Inácio Müller – Arcebispo de Campinas (sede da Província)
Dom Fernando Mason – Bispo emérito de Piracicaba
Dom Devair Araújo da Fonseca – Bispo diocesano de Piracicaba

Srs. Arcebispos e Bispos
Padres e Diáconos da Diocese de Piracicaba e de outras dioceses
Irmãos e irmãs!

Saudação

Queridos irmãos e irmãs! Em nome dos bispos do Regional Sul 1 da CNBB, saúdo a Dom Devair Araújo da Fonseca, novo bispo diocesano de Piracicaba. Desejo expressar a alegria do episcopado paulista de ter, em sua pessoa, mais um irmão bispo diocesano. E expressar também nossa alegria em participar com o senhor, no início dessa nova fase de seu ministério episcopal.
Desde já, com uma respeitosa e afetuosa saudação à sua querida mãe, Dona Vanilda. Parabéns à sra. e obrigado por seu exemplo de mãe carinhosa e pelas vezes que me ofereceu em sua casa, em Franca, um delicioso café e uma boa prosa.

Minha saudação e sincero agradecimento ao bispo emérito, Dom Fernando Mason. Nosso Regional continua contando com sua amizade e presença fraterna. Daqui para frente, o senhor poderá nos enriquecer com sua companhia e acumulada experiência de franciscano e bispo. Deus o recompense com saúde e muitas alegrias.

Dom Devair sempre pertenceu ao nosso Regional. Como padre, na Diocese de Franca, foi pároco, reitor do seminário, diretor espiritual de diversos grupos, coordenador diocesano de pastoral, secretário e presidente da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil no Estado de São Paulo (OSIB Sul 1).
Em seguida, sempre em nosso Regional, Dom Devair, por seis anos, foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, responsável pela Região Episcopal Brasilândia e tantos outros trabalhos de assessoria ao arcebispo, Dom Odilo Pedro Scherer.

Contribuição

Dom Devair, os bispos do Regional se alegram com sua nomeação para Piracicaba e esperam contar com sua contribuição para crescermos sempre mais na fraternidade e darmos o necessário testemunho de unidade e comunhão entre os pastores das Igrejas particulares do Estado de São Paulo. Para isso contamos com seu ardor e entusiasmo, sua juventude e vigor, sua inteligência e preparo e com a experiência adquirida, todos esses anos, no serviço ao povo de Deus.

Desafios

Dom Devair, temos muitos desafios pela frente. Para enfrenta-los, contamos com sua presença, amizade e participação. São desafios sempre maiores que a Igreja enfrenta em missão evangelizadora, em todo o Brasil e particularmente em nosso Regional: evangelizar o mundo urbano e secularizado, dinamizar as comunidades eclesiais e paroquiais, apoiar os movimentos e novas expressões da vida eclesial, atingir tantos areópagos da atualidade.
Mais ainda, que nosso olhar esteja sempre mais atento aos pobres, cuja situação se torna cada vez mais crítica, nesse longo e infindável inverno da pandemia. Nossa solidariedade ao povo do Amazonas nesse momento de tanta dor e sofrimento. E nossa indignação diante da má vontade e incompetência das autoridades federais, especialmente no campo da saúde. Poderíamos nos estender nesse aspecto, dada à extrema gravidade da situação, mas não é o momento.
Tudo isso é mencionado, Dom Devair, para pontuar os desafios à missão da Igreja e o quanto sua elevação ao cargo de bispo diocesano desponta como um raio de esperança no horizonte do Reino de Deus, para o qual aponta nosso caminho de pastoral de conjunto.

A graça de Deus

Querido Dom Devair, da mesma forma que contamos com o senhor, pois sua presença enriquece e fortalece nosso episcopado, conte também o senhor com a amizade e a presença de seus irmãos no episcopado, animando-o na continuação do pastoreio de Dom Fernando Mason e demais antecessores (Dom Moacyr José Vitti, Dom Eduardo Koaik, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo, Dom Ernesto de Paula), que governaram a Diocese de Piracicaba, nesses 75 anos celebrados em 2019.

Que a Virgem Maria e o Padroeiro Santo Antônio intercedam em favor da Diocese de Piracicaba e seu novo bispo diocesano.

Parabéns, Dom Devair, Deus o abençoe!

Dom Pedro Luiz Stringhini

Mogi das Cruzes, 16 de janeiro de 2021

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.