Dioceses

Inspirada em cartilha da CNBB, Diocese de Taubaté lança vídeo com orientações para eleições municipais

Se utilizando das redes sociais, produção traz orientações sobre temas como fake news, corrupção e Doutrina Social da Igreja

A Igreja Católica do Brasil realiza diversas ações para auxiliar os fiéis no pleito eleitoral do próximo domingo (15). Na Diocese de Taubaté (SP), não é diferente. Uma iniciativa diocesana, realizada pela Paróquia São Vicente de Paulo, em Pindamonhangaba (SP), em parceria com o Conselho de Pastorais Sociais de Taubaté, lançou um vídeo com orientações para os eleitores católicos. O material foi divulgado pelas redes sociais de paróquias do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, nesta semana.

Inspirado na Cartilha de Orientação Política emitida pelo Regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o vídeo traz dicas para contribuir para a formação cidadã dos fiéis, além de motivar para a participação no processo eleitoral. Entre os temas abordados estão as fake news, a corrupção e a necessidade de pesquisar o histórico dos candidatos.

“Para que não venhamos a lamentar mais tarde, é preciso fazer esta escolha com critérios. Este vídeo quer ajudar neste processo de reflexão para que possamos fazer boas escolhas no domingo”, afirma o bispo da Diocese de Taubaté, Dom Wilson Luís Angotti Filho.

Além do religioso, também participam do vídeo o assessor do Conselho de Pastorais Sociais da Diocese de Taubaté, padre Gabriel Henrique de Castro; o vigário da Paróquia São Vicente de Paulo, padre Marcelo Emídio; e o jornalista Victor Hugo Barros. A produção e captação de imagens foram realizados por César Augusto e Rúbia Charlene, membros da equipe de comunicação da paróquia de Pindamonhangaba.

“O conteúdo do vídeo propõe a retomada da consciência sobre a importância de votar e os efeitos que este ato pode produzir como consequência. Com ele, queremos propor um diálogo por meio de uma ferramenta que está sendo amplamente utilizada neste período de pandemia, que são os meios de comunicação”, explica padre Marcelo Emídio.

Doutrina Social na prática: Além das dicas eleitorais, retiradas da Cartilha de Orientação Política da CNBB, o vídeo também traz a visão da Igreja Católica sobre a política. O assunto ganhou evidência no meio eclesial a partir da publicação da Encíclica Rerum Novarum, escrita em 1981 pelo Papa Leão XIII. O documento iniciou a sistematização do pensamento social católico. A partir de então, quase todos os pontífices, com exceção apenas de João Paulo I, passaram a se debruçar sobre a temática.

“É uma forma de manter atualizado e fazer chegar de forma fácil para as pessoas aquilo o Magistério da Igreja expõe aos homens de boa vontade. São os ensinamentos dos nossos papas, sobretudo a partir de Leão XIII até o Papa Francisco, ressaltando a importância do leigo engajado na sociedade e fazendo da política uma das formas mais altas de caridade, como nos lembra o Santo Padre”, detalha padre Gabriel Henrique.

Redes sociais: O vídeo foi divulgado nas redes sociais das paróquias e movimentos da Diocese de Taubaté onde podem ser acessadas livremente. Entre os perfis que publicaram a mensagem está a página do Facebook do Santuário de Santa Teresinha e o canal do Youtube e Instagram da Paróquia São Vicente de Paulo.

 

Da Redação do Regional Sul 1 da CNBB, com informações da Paróquia São Vicente de Paulo

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.