Comissões Episcopais Pastorais

Iniciado em Brasília o 4º Seminário da 5ª SSB

DSC07738_reduzidaFoi iniciado nesta segunda-feira (20) o 4º Seminário em preparação à 5ª Semana Social Brasileira, no Centro Cultural de Brasília, (DF), com representantes de Pastorais, Organismos e Movimentos Sociais de todo o Brasil.

Com coordenação do padre Nelito Dornelas, o seminário foi aberto com Celebração que teve como tema as Bem-aventuranças (Mt 5, 1-12), desenvolvendo a sociedade do Bem-Viver. Também foi feita a leitura do texto de Leonardo Boff “Constitucionalismo ecológico na América Latina”. No final da celebração padre Nelito falou sobre os sete pontos do Bem-viver, segundo o povo quichua da Bolívia e Equador. “A paz deve ser buscada para trás, voltando para os ancestrais através da justiça; paz para frente, olhando o futuro; paz para cima, na relação com a divindade; paz para baixo, com o lugar; paz para a direita, na relação com os amigos; paz para a esquerda, na relação com a família; paz para dentro, a paz interior. Para alcançarmos a paz interior, precisamos viver os outros pontos de busca da paz”, disse o coordenador.

Na acolhida, Dom Guilherme Werlang, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ministério da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB exortou cada participante: “Tenha a certeza de que nestes dias você não está em seu nome, mas você representa uma comunidade, um povo. Não está sozinho. Por isso, não cale a sua voz, participe, para não calar a voz de seu povo”, disse.

Pe. Thierry-Jean Linard de Guertechin, SJ, fez um resumo histórico das quatro Semanas Sociais Brasileiras e o por quê da 5ª Semana. No encerramento desta primeira sessão do seminário padre Nelito mostrou a bibliografia da 5ª Semana Social Brasileira e as contribuições de movimentos sociais e organismos. Na sua exortação disse: “Há uma força como avalanche para tentar desfigurar a Constituição Brasileira. Por exemplo: cada PEC – Projeto de Emenda a Constituição tem como objetivo retirar conquistas do povo. Precisamos lutar contra isso”.

O Seminário prossegue nesta terça-feira, iniciando as atividades com a Celebração da Eucaristia as 7h.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.