Cuidar da Casa Comum é compromisso de fé

Em 2025, o Brasil sediará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em Belém do Pará. Será a primeira vez que esse importante encontro será realizado na Amazônia, região símbolo da biodiversidade, da resistência dos povos originários e da urgência climática que marca nosso tempo.

A Igreja Católica no Brasil, por meio da CNBB e de diversas pastorais, organismos e movimentos, reconhece a importância desse momento e assume o compromisso de caminhar rumo à COP 30 com espírito profético, diálogo, escuta e ação.

Desde a publicação da encíclica Laudato Si’ pelo Papa Francisco, o cuidado com a criação deixou de ser apenas uma pauta ambiental: tornou-se um imperativo de fé, um chamado à ecologia integral, que reconhece que tudo está interligado — o clamor da Terra e o clamor dos pobres.

Por que a Igreja participa da COP 30?

🔹 Para levar ao debate internacional a voz dos povos da floresta, das periferias e das comunidades tradicionais.
🔹 Para testemunhar que a fé cristã está comprometida com a justiça social e ambiental.
🔹 Para mobilizar suas comunidades na formação, na reflexão e na ação concreta pelo bem comum.
🔹 Para fortalecer redes de solidariedade, diálogo e incidência nas políticas públicas.

Como se envolver?

Ao longo dos próximos meses, a Igreja promoverá formações, encontros e campanhas preparatórias rumo à COP 30. Todos são convidados a participar, estudar, rezar e agir em suas comunidades.

📹 Assista ao vídeo abaixo e saiba mais sobre o caminho da Igreja rumo à COP 30!


💬 “A mudança climática é um dos principais desafios da humanidade. Não podemos ficar indiferentes.”

 Papa Francisco, Laudate Deum

Veja Também