Destaques Ordenação Presidente

Há quarenta anos dom Pedro era ordenado padre

No dia 09 de agosto de 1980, na capital paulista, era ordenado presbítero pela imposição das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns, o então diácono Pedro Luiz Stringhini. Atualmente é bispo de Mogi das Cruzes e exerce a presidência do Regional Sul 1 da CNBB – Estado de São Paulo.

Dom Pedro Luiz Stringhini é natural da cidade Laranjal, interior de São Paulo. Foi ordenado sacerdote pela imposição das mãos de Dom Paulo Evaristo Arns, em 09 de agosto de 1980, na capital paulista.

Tendo como lema episcopal “Em resposta à Tua Palavra” (Lc 5,5)”, foi ordenado bispo pelo então arcebispo de São Paulo, Dom Cláudio Hummes. E entre 2001 e 2009, Dom Pedro Luiz Stringhini foi bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Nomeado para a Diocese da região do Alto Tietê pelo Papa Bento XVI, no dia 19 de setembro de 2012, para suceder Dom Airton José dos Santos que tomou posse na Arquidiocese de Campinas. Dom Pedro Luiz Stringhini, foi transferido da Diocese de Franca, onde estava desde 2009, e tomou posse em Mogi das Cruzes no dia 24 de novembro de 2012.

Ainda durante sua caminhada, o bispo desempenhou muitas funções que o enriqueceu de grandes experiências: pároco da Paróquia de São Mateus Apóstolo, Região Episcopal Belém/SP; Reitor do Seminário de Filosofia Santo Cura D’Ars da Arquidiocese de São Paulo; Estudos para o Mestrado em Exegese Bíblica, Roma/IT; Professor de Bíblia na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção/SP; atendimento pastoral durante os finais de semana no assentamento “Sem Teto”, no Jardim da Conquista (Região Episcopal Belém); cursos para o doutorado em Roma e Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Tatuapé/SP.

Ele é bacharel em Letras pela Faculdade Anchieta (Jesuítas); Bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia de Nossa Senhora da Assunção/SP; – Mestre em Exegese Bíblica pelo Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1987-1990); Cursos e pesquisa para o Doutorado em Sagrada Escritura pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1994-1995).

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o bispo presidiu a Comissão Episcopal de Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz durante os exercícios 2007 a 2011.

Em 10 de junho de 2015, foi eleito vice-presidente do Regional Sul 1, da CNBB. Em maio de 2018, assume a presidência do mesmo Regional, após a transferência do então presidente, Dom Airton José dos Santos, para a Arquidiocese de Mariana (MG). Atualmente, preside a entidade para a qual foi reeleito em junho de 2019.

Em sua trajetória no episcopado paulista é marcante sua preocupação e empenhos com as questões sociais.

Todo o Regional Sul 1 se alegra com a significativa data, e o cumprimenta por seu pastoreio, carinho e zelo à frente deste organismo a serviço das Igrejas Particulares paulistas.

Homenagem
Para celebrar a data, a Diocese de Mogi das Cruzes preparou uma missa de Ação de Graças, neste sábado, dia 08 de agosto, às 9h, na Catedral Sant’Ana.

 

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.