Notícias

Frei João Inácio Muller é ordenado bispo neste domingo em Santa Clara

1522287_452175824888733_1231759115_n_reduzida
Monsenhor Frei João Inácio Muller, OFM, foi ordenado Bispo pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes

Nomeado pelo Papa Francisco para ser o Bispo Diocesano de Lorena, o Monsenhor Frei João Inácio Muller (foto), OFM, foi ordenado Bispo neste domingo, dia 15 de dezembro, pelo Cardeal Dom Cláudio Hummes, em Santa Clara do Sul, neste domingo (15). O rito de ordenação episcopal contou com os co-ordenantes: Dom Jaime Spengler, arcebispo metropolitano de Porto Alegre e Dom Benedito Beni dos Santos, bispo emérito de Lorena.

A Sagração Episcopal foi realizada na Igreja Matriz São Francisco Xavier, em Santa Clara do Sul (RS) e contou com a presença de outros 22 bispos, além de expressivo número de padres, religiosos/as e seminaristas. A comunidade local e caravanas vinda de disversas cidades do Rio Grande do Sul lotaram a Igreja para a celebração. Também marcou presença uma expressiva representação das paróquias e do Clero de Lorena. O lema episcopal de Dom João Inácio Müller é “O amor é a Glória de Deus”.

Na homilia, o Cardeal Hummes recordou a liturgia do terceiro domingo do advento, o ‘domingo da alegria’, fez uma ligação com as palavras do Papa Francisco em sua mais recente exortação apostólica “A Alegria do Evangelho” e enfatizou que um bispo, como sucessor dos apóstolos, é aquele escolhido por Deus para participar do projeto de salvação de Jesus, na condução dos filhos de Deus.   Ainda recordando o Papa Francisco, o Cardeal Hummes aconselhou ao então monsenhor que não se esquecesse dos pobres e lembrou os desafios da Igreja na atualidade:

O rito de ordenação foi acompanhado com atenção e emoção pela comunidade. Familiares e amigos levaram até o altar as insígnias para o novo bispo. Ordenado, o bispo eleito para a Diocese de Lorena passou pelo corredor central da Igreja e abençoou os presentes. A partir de então, passou a presidir a Santa Missa.   Ao final da celebração, Dom João Inácio Müller trouxe uma mensagem de ânimo aos presentes.   A Posse na Diocese de Lorena: A Missa de Tomada de Posse do novo Bispo Diocesano de Lorena será realizada no dia 11 de janeiro de 2014, às 16h. Dom Benedito Beni dos Santos passará ao sucessor o Báculo Pastoral e o governo diocesano. Atualmente, a Diocese de Lorena conta com 34 paróquias e está presente em 14 municípios.

Nomeação: No dia 25 de setembro de 2013, o Papa Francisco nomeaou o então Frei João Inácio Müller para a Diocese de Lorena. Até a data da nomeação, o religioso era Ministro Provincial da Província no Rio Grande do Sul.   Monsenhor João Inácio Müller nasceu em 15 de junho de 1960 em Santa Clara do Sul (RS), Diocese de Santa Cruz do Sul. Fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em 14 de abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em 3 de dezembro de 1988. Estudou Filosofia na Faculdade “Imaculada Conceição” de Viamão, na Arquidiocese de Porto Alegre, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e no Studium Theologicum em Jerusalém. Obteve a Licenciatura em Teologia Espiritual no Antonianum em Roma.

Veja as fotos da ordenação episcopal. Clique Aqui

Fonte: Site da Arquidiocese de Porto Alegre. Magnus Regis – Jornalista PASCOM

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.