Comissões Episcopais Pastorais

Fórum das Pastorais Sociais discutem o Encontro do Papa Francisco com os Movimentos Sociais

signorelli2O Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 1 da CNBB recebeu, na manhã desta quarta-feira (13), a visita do Carlos Signorelli,  do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB).

Na ocasião, foi apresentado por Carlos Signorelli o Encontro Mundial dos movimentos populares com o papa, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro e teve como tema “Encontro, Pão, Terra e Moradia”.

O encontro teve a participação de representantes de diversos Organismos, Pastorais Sociais e Setor de Mobilidade Humana, entre elas, Serviço Pastoral dos Migrantes, Cáritas Brasileira, P.O, Pastoral do Menor, Pastoral da Educação. Pastoral DST/Aids e Conselho de Leigos.

Em sua saudação, Carlos Signorelli ressaltou os grupos dos movimentos sociais que estiveram no encontro em Roma. “Quando se vê a lista desses grupos, percebe-se algo que desponta não como direito individual ou direito de ser, mas como direitos humanos que atingem o todo, todos os homens e mulheres, toda a terra. Reuniram-se com o Papa representantes de uma massa de homens e mulheres, que a nossa fé nos afirma a serem filhos de nosso Pai, portanto nossos irmãos, que vivem em condições de sub-humanidade”, destacou.

Signorelli encerrou sua fala citando o Papa Francisco em sua encíclica Evangelii Gaudium, no. 53, “o mandamento ‘não matarás’ estabelece um mandato de respeitar a vida humana. Daí que este ‘não matar’ deve aplicar-se a um sistema econômico baseado na desigualdade e na exclusão. Essa economia mata. Não a uma economia da exclusão!”. Ainda sobre a Evangelli Gaudium, o assessor sublinhou as palavras do papa Francisco, “a preocupação com os pobres é o coração do Evangelho”.

O Fórum das Pastorais Sociais propôs: aprofundar a mensagem de Francisco e seus documentos, redescobrir e re-encantar-se pela Espiritualidade Libertadora, articular-se em pastoral de conjunto privilegiando e valorizando o fórum das pastorais e definir uma estratégia de comunicação para atingir a quem desejamos. Queremos avançar nestas questões no Seminário Regional que acontecerá entre os dias 31 de Julho, 01 e 02 de Agosto em São Paulo.

Sobre o Fórum das Pastorais Socais – O fórum, vinculado à Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz é um espaço de reflexão, debate e proporciona aos seus participantes a oportunidade de planejarem as ações propostas pela CNBB visando entrosamento nas ações conjuntas.

DSC01111

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.