Artigos

Fazer discípulos

Logo após a festa da conversão de São Paulo, que neste ano cai no domingo, dia 25 de janeiro, a liturgia coloca no dia 26 a festa de São Timóteo e de São Tito. Não é aleatório É que Timóteo e Tito têm tudo a ver como São Paulo. Foram seus discípulos prediletos, que o próprio Paulo escolheu em suas andanças apostólicas, e chamou para que o acompanhasse. Mais tarde, acabaram substituindo Paulo, como bispos de Igrejas fundadas por ele.

Suas biografias podem ser encontradas em lances do livro dos Atos dos Apóstolos. Timóteo era filho de mãe judia e pai pagão. Para que este fato não causasse constrangimentos, Paulo o fez circuncidar, mesmo que ele próprio defendesse a inutilidade deste ritual.  Timóteo e Tito são citados diversas vezes nas cartas de Paulo, sempre com muito respeito e deferência.  São tidos como destinatários das três cartas, onde está consignado o “testamento espiritual” de Paulo.

Isto é, Timóteo e Tito tornaram-se figuras ideais para simbolizar e recolher o testemunho deixado por Paulo. Acabaram encarnando a condição do discípulo, que aprende do seu Mestre a doutrina, a pratica e se torna garantia da continuidade da tradição, que é passada de geração em geração.

Assim é a dinâmica do Evangelho. Partindo de Cristo, que não escreveu uma palavra, mas deixou um exemplo supremo do amor, os apóstolos foram suscitando discípulos, fazendo com que a mensagem cristã passe de geração em geração.

Para que isto aconteça, não basta escrever catecismos ou decretar direitos canônicos. É preciso acolher a Boa Nova no coração, e torná-la fonte inspiradora de nossa maneira de viver.

Paulo chamou Timóteo, atraiu Tito e valorizou Lucas. Também precisamos animar pessoas com nosso exemplo, para que por sua vez suscitem outros que levem adiante a mesma dinâmica.  Depois de Paulo, vieram Timóteo e Tito. Depois de nós, quem vai continuar a missão?

Por Dom Demétrio Valentini, Bispo de Jales

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.