9273_431023047037499_285016346943442327_n
Alunos da turma da Escola de Atualização
Catequética , na aula inaugural

O Regional Sul 1 da CNBB por meio da Comissão para a Animação Bíblico-catequética, realizou nesta terça,15, no Auditório do Espaço Anhanguera, em São Paulo, a aula inaugural da escola “Atualização Catequética e Animação Bíblico-catequética”.
De acordo com o Bispo de Limeira e presidente da Comissão Regional para Animação Bíblico-Catequética dom Vilson Dias de Oliveira “o processo da escola de atualização, perpassa os seguintes eixos, entre eles, “O Caminho da Interpretação da Palavra”, com a Ms Ir. Maria Aparecida Barboza; “Ética e Moral Cristã”, assessorado pelo Luiz Alberto Assato; “Planejamento Catequético” com o padre Paulo Gil; “Eucaristia, Fonte de Vida e Missão”, ministrado pelo professor e doutor em teologia Pe. Paulo Sergio Lopes Gonçalves, além das oficinas: “Catequese com estilo Catecumenal”, sob a orientação da equipe de coordenação regional e “escolas diocesanas e paroquiais” com o padre Marcelo Machado””, declarou.
Ainda de acordo com o bispo, “a escola tem a duração de quatro dias, terminando nesta sexta-feira, dia 18/07. Logo em seguida, nós teremos a Assembleia Regional de Animação Bíblico-catequética, que acontecerá também nas dependências do Espaço Anhanguera e segue até domingo (dia 20/07), que tem como tema: “Catequista e Comunidade protagonista para a Nova Evangelização””, concluiu.
Objetivo da escola: A Escola de Catequese do Regional Sul 1 é um espaço formativo-celebrativo que pretende desenvolver nos catequistas as habilidades e competências necessárias para o bom exercício do seu ministério catequético, seguindo os eixos formativos correspondentes à Pastoral Bíblico-Catequética: ser, saber e saber fazer.
Destinatários: catequistas e agentes de pastoral envolvidos a ação evangelizadora
Metodologia: aulas expositivas, vídeos, leituras e atividades em grupo, pesquisa e estágio pastoral nas dioceses. Os encontros seguem a didática mistagógica, alicerçados no método: ver – julgar – agir – rever – celebrar, tendo sempre como pano de fundo a Sagrada Escritura.
Mística: inspirados no evangelho de Jesus Cristo, contribuir na formação dos catequistas, para que sejam verdadeiros discípulos-missionários, comprometidos com o Reino de Deus e a vida plena.
Avaliação: participação, estágio e trabalho final.
Responsáveis:
Paulo César Gil – E-mail: [email protected]
Maria Aparecida B. Ferrarezi: E-mail: [email protected]
Vanilda Aparecida Souza Silveira – E-mail: [email protected]
Margarete Caiasso- E-mail: [email protected]
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC – E-mail: [email protected]
Confira abaixo os temas com os palestrantes (dias 15 a 18 de julho de 2014)
1. “O Caminho da Interpretação da Palavra” – Ms Ir. Maria Aparecida Barboza;
2. “Ética e Moral Cristã”, assessorado pelo Luiz Alberto Assato;
3. “Planejamento Catequético” com o padre Paulo Gil;
4. “Eucaristia, Fonte de Vida e Missão”, ministrado pelo professor padre Paulo Sergio Lopes Gonçalves;
5. Oficinas “Catequese com estilo Catecumenal”, sob a orientação da equipe de coordenação regional;
6. “Escolas diocesanas e paroquiais” com o padre Marcelo Machado.
De São Paulo, Renato Papis, MTb 61012/SP.