Comissões Episcopais Pastorais

Equipe do Fórum define programação do Seminário das Pastorais Sociais

forum
Fórum durante reunião com equipe de trabalho:
planejamento para o Seminário

Reunida na manhã do dia 17 de junho, na sede da CNBB Regional Sul 1, a Equipe de Coordenação do Fórum das Pastorais Sociais do Regional priorizou na pauta a definição e programação do Seminário das Pastorais Sociais, que será realizado nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto na Casa de Encontros Sagrada Família, no Ipiranga, Capital.

Serão convidados 2 por diocese e 2 por Pastoral Social que faz parte do Fórum da Pastorais Sociais do Regional Sul 1. O Seminário, que tem como tema “Sociedade e Igreja”, terá início no dia 31 de julho com recepção a partir das 16h30 e o encerramento será com almoço no domingo, 2 de agosto. Os convites já estão sendo preparados para o envio.

Na sexta-feira, após o jantar, Mística de Espiritualidade, formação de equipes de trabalho e apresentação de vídeo sobre o tema. No sábado pela manhã, o destaque fica por conta da introdução ao tema e debates com a assembleia. Na parte da tarde, introdução e partilha sobre as colocações do papa Francisco a respeito de Igreja e Sociedade e comprometimento das pastorais e movimentos sociais.

Os encaminhamentos, trabalhos em grupos e comunhão entre o Fórum das Pastorais Sociais do Regional com os Fóruns e Organismos Sociais das Dioceses serão apresentados e debatidos no domingo, encerrando com Celebração Eucarística e almoço.

A acolhida aos participantes será feita pelo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz do Regional Sul 1, dom Maurício Grotto de Camargo, arcebispo de Botucatu.

O moderador do Fórum, diácono José Carlos Pascoal apresentou algumas conclusões da 78ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1, realizada em Aparecida/SP nos dias 9 a 11 de junho. Comunicou que os relatórios das Pastorais Sociais estão postadas na página do Fórum no Facebook: https://www.facebook.com/groups/159439477600185/

O Encontro do papa Francisco com os Movimentos Sociais da América Latina, que ocorrerá durante a visita do papa à Bolívia nos dias 6 a 9 de julho de 2015, também fez parte da pauta, bem como da entrega da programação e de fichas de inscrição para esse importante evento. Em comemoração à 30ª Semana do Migrante, haverá ato às 11h do domingo, 21 de junho, na Praça da Sé em São Paulo.

Participaram da reunião: Reinaldo Oliveira, Ari Alberti, Maria Ignez Faria Ferraz, Valter Ceccheti, Leila de Castro, Lucília Vicente Fonseca e diácono José Carlos Pascoal.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.