Pastorais e Organismos

Encontro Regional com foco na Economia Popular Solidária, anima agentes Cáritas

caritasAconteceu dia 20 de novembro, no Centro de Formação Sagrada Família, no bairro do Ipiranga na cidade de São Paulo, o Encontro de Agentes Cáritas do Regional Sul 1 (São Paulo), com foco na Economia Popular Solidária (EPS), como o tema: Como fomentar e apoiar a Economia Popular Solidária nas Arqui (Dioceses).

Em comemoração aos 30 anos de atuação em defesa da Economia Popular Solidária da Rede Cáritas e a proposta do Conselho do Regional São Paulo em realizar um encontro sobre a temática, articulamos nossas entidades membros que estão repletas de experiências e ações que contemplam este olhar que a Rede defende e atua. Nosso objetivo foi identificar as experiências e agentes Cáritas que já atuam ou querem atuar na linha da Economia Popular Solidária.

O encontro contou com 25 participantes representando as Caritas Arquidiocesanas de Botucatu e São Paulo, as Caritas Diocesanas de Bauru, Bragança Paulista, Guarulhos e Santo Amaro. Os animadores do dia foram: Aguinaldo Lima, Diretor Tesoureiro da Caritas Brasileira e Fernando Zanbam, do secretariado Nacional, membro da equipe de coordenação nacional da Rede de Centros de Formação a Apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária (Rede CFES).

As rodas de conversas aconteceram a partir de três painéis: A Caritas e a economia popular solidária;  A economia solidária no combate a fome e a pobreza e Como fomentar e apoiar a economia popular solidária. Tivemos também o relato das experiências do trabalho com Grupos de Mulheres, da Rede de Fundos Solidários de São Paulo e a socialização das ações dos representantes presentes.

Das propostas elencadas pelos Grupos de Trabalho destacamos: Visita as sub-regiões para apresentar a Economia Popular Solidária como um instrumento a superação da fome e da pobreza, Mapear as experiências e parceiros da EPS, Rede de Informação/Comunicação entre os Agentes de São Paulo, Formação permanente dos Agentes, Envolver e sensibilizar a hierarquia da Igreja no processo, Potencializar os Fundos Diocesanos de Solidariedade.

Aos interessados em fazer a discussão na sua Arqui(Diocese) e entrar para a Rede de Agentes em Economia Popular Solidaria entre em contato com o Secretariado Regional através do e-mail [email protected] , telefone (11) 3392-5911.

A Cáritas é um organismo ligado a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculado à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Serginho Silva, Secretário Regional Executivo da Caritas Brasileira Regional São Paulo

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.