Comissões Episcopais Pastorais

Encontro para a Evangelização da Juventude nas dioceses do Regional Sul 1

10710781_386431351507366_8313010758317843189_nEntre os dias 29 e 30 de setembro, no Instituto Pio XI dos padres salesianos, na Lapa em SP, aconteceu um encontro para padres assessores das dioceses do Regional Sul 1 (São Paulo) da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), para o trabalho da Evangelização da Juventude. Cerca de 15 dioceses estavam representadas. O encontro foi assessorado pelo padre Antonio Ramos do Prado, SDB, assessor nacional da CNBB para a Juventude e a Ir. Zenilde Fontes, assessora do Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul). A coordenação do encontro foi feita pelo padre André Torres, assessor da Juventude para o Regional Sul 1. O bispo referencial do Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini, presidiu as celebrações eucarísticas.

O encontro propiciou aos padres receberem informações e trocarem experiências, fortalecendo o processo de consolidação do Setor da Juventude nas dioceses. Esse processo vem tomando visibilidade e consistência desde 2007, com a elaboração e promulgação do Documento 85 da CNBB e com a visita do Papa Bento XVI a São Paulo, quando teve seu encontro com a juventude, no Pacaembu.

Em 2011, a CNBB aprovou a criação da Comissão Episcopal de Pastoral para a Juventude, cujo presidente é Dom Eduardo Pinheiro. Em 2013, realizou-se a Campanha da Fraternidade sobre a Juventude e a Jornada Mundial, no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco e três milhões de jovens. No final de 2013, em Brasília, aconteceu o encontro de revitalização do trabalho com a juventude, em que participaram jovens, padres assessores e bispos referenciais para os regionais, confirmando a opção pelos três eixos: missão, capacitação e estruturas de acompanhamento para a evangelização da juventude.

Texto de Dom Pedro Luiz Stringhini, Bispo Diocesano de Mogi das Cruzes, 1º de outubro de 2014.

 

 

 

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.