Entre os dias 4 a 6 de setembro de 2023, a Regional Sul 1 acolheu vários encontros de escuta e partilha envolvendo as Pastorais e Organismos de nosso Regional. Padre Leandro incentivou a utilização da sede do Regional como espaço para atividades e encontro das Pastorais valorizando o espaço da sede como lugar de comunhão e acolhimento.

Apresentamos um pequeno resumo com os destaques de cada encontro:

 

 

04/09 – Comunidades Eclesiais de Base (CEBS)

O encontro online contou com a participação de Silvia Macedo, Alex Rossi e Pedro Paulo, membros da equipe coordenadora.

Foi enfatizada a relevância das CEBS e seu papel vital nas Pastorais Sociais, destacando a participação ativa e o impacto positivo das Comunidades.

 

 

 

04/09 – Campanha da Fraternidade (CF)

Este encontro ocorreu presencialmente na sede do Regional, com a presença do Coordenador estadual Cláudio Vieira.

Comemorou-se o sexagésimo aniversário da Campanha da Fraternidade e anunciou-se a retomada do Seminário da Campanha da Fraternidade pela CNBB Nacional.

 

 

 

05/09 – Pastoral Afro- Brasileira

O encontro contou com a presença da coordenadora estadual Vera Lúcia Lopes e do Padre Luiz Fernando de Oliveira, Assessor da Pastoral

Os mesmos apresentaram um resumo da história da Pastoral Afro Brasileira no Estado de São Paulo, e destacando as conquistas mais recentes, como participação em Congressos Internacionais, além de outras iniciativas como cursos, formações e romarias.

Atualmente, a Pastoral está presente em 18 dioceses.

Padre Luiz Fernando enfatizou a importância do Estudo 85 da CNBB – Pastoral Afro Brasileira destacando sua rearticulação e distribuição.

 

 

05/09 – Serviço de Animação Vocacional (SAV)

O encontro aconteceu virtualmente, com a presença do Assessor Eclesiástico Padre Flávio Destro e do tesoureiro Alexandre Alves da Silva.

Foi destacada a abrangência e atuação bem-sucedida do SAV em todos os sub-regionais.

 

 

 

 

 

05/09 – Pastoral Fé e Política

O encontro contou com a participação da coordenadora estadual Mônica Vieira.

A Pastoral agora faz parte da Comissão Sócio-Transformadora e está presente em 14 dioceses.

Suas principais atividades incluem a realização de Escola de Fé e Política, formação de Comissões Fé e Política nas Pastorais e Organismos, participação no Grito dos Excluídos, na 6ª Semana Social Brasileira e em Romarias.

Mônica demonstrou profunda gratidão pelo apoio recebido do Regional Sul 1 às iniciativas e atividades da Pastoral.

 

 

06/09 – Pastoral da Criança

Um encontro virtual reuniu a coordenadora estadual Maria Helena Barsanelli e o Assessor Eclesiástico Padre Erly Guillen.

As atividades de destaque incluem a realização de cursos e formações para multiplicadores em todo o estado, bem como reuniões avaliativas.

O desafio atual da Pastoral da Criança reside na formação de novos multiplicadores e na coordenação das atividades em São Paulo.

06/09 – Pastoral Indigenista

Este encontro ocorreu presencialmente com a presença do assessor estadual Frei Matheus Bento. A Pastoral Indigenista no Regional Sul 1 teve início em 2020, durante a pandemia, e se destacou pela intensa colaboração com as comunidades indígenas, incluindo a distribuição de cerca de 40 toneladas de alimentos devido ao isolamento.

A Pastoral mantém sólidas parcerias com o CIMI e a Arquidiocese de São Paulo.Entre os desafios enfrentados, destacam-se a articulação e o treinamento de novos agentes.

Foi ressaltada a divulgação do censo, que apontou a presença de 55.295 indígenas no estado, com 19.777 vivendo especificamente na capital paulista, e a continuidade das visitas às aldeias, com atuação em 9 dioceses.