Notícias

Encerrada a Assembleia das Igrejas Particulares

reduzida_assembleiaEncerrou na manhã deste domingo, 20 de outubro, a 35ª. Assembleia das Igrejas Particulares em Itaici, Indaiatuba, SP.

Nos dias 18 e 20 de outubro foi realizada em Itaici, Indaiatuba, SP, a 35ª. Assembleia das Igrejas Particulares. O tema que permeou os três dias foi: «RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA» à luz dos Estudos 104 da CNBB «Comunidades de comunidade: uma nova paróquia» e à luz da Mensagem do Papa Francisco por ocasião de sua vinda ao Brasil durante a JMJ.

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB, cardeal Raymundo Damasceno Assis participou da Assembleia.  Na oportunidade, dom Damasceno falou sobre a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro; a atenção à Amazônia; a formação dos leigos e leigas; a visita do Papa Francisco, no Santuário Nacional de Aparecida e a vinda do Papa Francisco em 2017.reduzida

Por fim, o cardeal recordou o entusiasmo do Papa Francisco em sua visita ao Brasil, “Antes de vir ao Brasil, o Papa admirava o Pelé, agora o papa ama o povo brasileiro”, finalizou.

Conclusão  – Na sequência, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB  proferiu uma síntese da conclusão da Assembleia acerca da Renovação das paróquias no contexto da Nova Evangelização, lembrando as palavras do Papa Francisco, destacando três questões: 1. Testemunho dos que creem; testemunho alegre, generoso e convincente; 2. Ir ao encontro: a Nova Evangelização é um movimento renovado de quem vai ao encontro “Há necessidade do oxigênio do evangelho em toda parte”; 3. Esforço comum para um Projeto Pastoral que leve ao essencial, centrado no essencial: Jesus Cristo. Como é a Pastoral em nossas Paróquias? Elas tornam visível o essencial? O papa sublinha a importância da catequese e formação.

Participaram dos eventos cerca de 220 pessoas, entre Bispos, Padres, religiosas, leigos e leigas das dioceses de todo o estado de São Paulo, bem como representantes das equipes, Pastorais, Movimentos, Associações e Organismos do Regional.

A Assembleia das Igrejas Particulares do próximo ano será realizada nos dias 17, 18 e 19 de outubro em Itaici.

Confira mais fotos da assembleia clicando aqui!

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.