Ações Missionárias Destaques Pastorais e Organismos

Missionários em Diocese africana participam de encontro com Presidente do Regional Sul 1

O presidente do Regional Sul 1 da CNBB, Dom Pedro Luiz Stringhini, se reuniu na manhã de terça-feira, 21 de setembro, com missionários e missionárias que estão na Diocese de Pemba, situada ao norte de Moçambique, na África, pelo Projeto de Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, mantido pelo Regional.

O encontro foi mediado pelo secretário executivo da entidade, Padre Thiago Faccini Paro, e contou ainda com a participação dos colaboradores da secretária de pastoral Maria Ferigato e Renato Papis.

A reunião foi um momento de partilha, no qual os missionários contaram, especialmente, como está a missão. Testemunharam os frades Boaventura e Damião da Fraternidade os Pobres de Jesus Cristo “O Caminho”, onde se encontram em Mazeze; Padre Adriano Ferreira Rodrigues, missionário da Diocese de Jundiaí, onde vive em Metoro, um vilarejo que tem 53 comunidades, todas elas dentro de aldeias rurais e de difícil acesso; e a leiga Helena Pereira, de missionária da Diocese Guarulhos. Duas novas Irmãs Sorella do Santíssimo Sacramento e Eulália de Nossa Senhora Serva, que pertencem à Congregação da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade Missionária O Caminho), e estão a menos de 2 meses no país africano também fizeram um breve relato.

Durante as falas, outros missionários também foram lembrados, dentre eles, Padre Salvador Maria Rodrigues de Brito, da Diocese de Guarulhos, pioneiro dessa missão do Regional e o casal Rosane e César que retornaram recentemente ao Brasil devido à pandemia da Covid-19. Os missionários ainda, se prontificaram a continuar ajudando a Igreja local e o povo no que for necessário, no trabalho social e educativo, colaborar nas atividades pastorais, no acolhimento de famílias que fugiram de suas aldeias devido a conflitos e a formação de lideranças católicas.

Segundo Padre Thiago, o encontro foi um momento para ouvir os missionários, que partilharam seus trabalhos e experiências junto as diversas comunidades da Diocese de Pemba. Além disso, foi uma oportunidade de conversar e convidar os missionários a participarem da Assembleia das Igrejas Particulares, que acontecerá, em nível Regional no final de outubro, onde os missionários terão oportunidade de apresentar um pouco mais das atividades desenvolvidas a todos os Bispos e as lideranças do Regional Sul 1.

Atualmente o Regional mantem 6 missionários, que estão divididos em três comunidades: Mazeze, Mecufi e Metoro. Além dos trabalhos de evangelização, os missionários coordenam projetos sociais e de inclusão, como oficina de corte e costura, oficina de padaria e atendimento das crianças com desnutrição e HIV.

Ao final, Padre Thiago agradeceu o momento de partilha e colaboração dos missionários e missionárias. Em dezembro está previsto o envio de mais dois missionários pertencentes a comunidade Fraternidade dos Pobres de Jesus, que também serão mantidos pelo Regional, somando forças na evangelização daquele povo.

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.