Lançamento Obras

Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, escreve sobre a importância da família

Obra de Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, reflete sobre a importância da instituição familiar e aponta caminhos para superar as crises atuais. 

“A família está a serviço da vida, da educação e da convivência social”. Dom Brandes

 Escrito por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida, a obra Amigos da Família, publicada pela PAULUS Editora, traz uma reflexão sobre a importância da família observada como dom de Deus. A publicação tem por finalidade ajudar a família a caminhar e a encontrar-se com a misericórdia de Deus em meio aos desafios atuais.

De acordo com o autor, o homem é um ser social e, por isso mesmo, um ser familiar e precisa dos outros para existir, crescer e sobreviver. Segundo Dom Orlando, a vida humana se caracteriza pela interdependência das pessoas e instituições.

Neste caminho, a primeira instituição que a pessoa encontra é a convivência no seio familiar. Assim, em comunhão com o desejo da Igreja, conforme a orientação do documento do Papa Francisco “Amoris Laetitia” e, em acordo com os planos de Deus para a família, o autor apresenta no livro uma coleção de ricos pensamentos, reflexões e crônicas, inspiradas em seu trabalho pastoral que irão auxiliar o leitor a perceber a riqueza da família.

O livro está dividido em seis capítulos, cujos temas falam diretamente para cada membro da família e, em assuntos pertinentes ao cotidiano do grupo familiar. Entre eles, estão as seguintes abordagens: Teologia e pastoral – a família nas Sagradas Escrituras, a família de Jesus, os quatro pilares da família, funções da família, a família hoje, os dez mandamentos para a paz na família.

Outros pontos trabalhados por Dom Orlando Brandes, são os temas da dimensão ética na vida da família. O autor enfatiza que a família é a esperança da sociedade, assim, o religioso reflete junto aos leitores, sobre as principais crises familiares e como vencê-las em meio aos desafios atuais e, também a respeito da importância do diálogo e o rosto da família do terceiro milênio.

Em Amigos da Família, ainda é possível compreender as fases diversas que  todas as famílias estão sujeitas,  como por exemplo:  a fase do namoro,  a parte do cuidado com as crianças e jovens, o papel de cada membro do grupo em várias questões.

No livro da coleção Pastoral de Comunidade, Dom Orlando também fala sobre a missão dos pais, sobre fidelidade, casamento consciente, convivência familiar, divórcio emocional, pais lideres, dentre outros temas pertinentes e, em favor do cuidado com a família.

Dom Orlando Brandes nasceu em 13 de abril de 1976.  Natural de Urubici –SC, é filho de Gregório Brandt e Hilda Morais Brandt ( falecidos). Tem seis irmãos. Após o curso primário, ingressou no Seminário São João Maria Vianney, de Lages – SC. Em 1968, concluiu Filosofia na Universidade Católica do Paraná, em Curitiba. Fez seus estudos teológicos na Universidade Gregoriana e na Academia Afonsiana em (Roma), especializando em Teologia Moral em 1973. Recebeu a ordenação sacerdotal em Francisco Beltrão – PR, em 6 de julho de 1974. Foi nomeado pelo Papa João Paulo II, em 1994, o 3º bispo diocesano de Joinville-SC, escolhendo como lema: “Somos Operários de Deus” (1Cor 3,9). Em 2006, o Papa Bento XVI nomeou-o arcebispo de Londrina. Em 2016, foi nomeado pelo Papa Francisco o quinto arcebispo da arquidiocese de Aparecida, tomando posse no dia 21 de janeiro de 2017.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.