Notícias

Dom Odilo envia mensagem para abertura da Assembleia do Conselho de Leigos

O arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer enviou uma carta para a abertura da Assembleia de formação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Regional Sul 1 , que teve início nesta sexta-feira (1º) em Bauru (SP).

Em sua mensagem, Dom Odilo convida os leigos e leigas “a rezarem intensamente pela Igreja nesses dias, para que ela seja sempre mais fiel a Cristo e à missão recebida; que todos nós, católicos, nos convertamos profundamente à verdadeira fé e à vida cristã autêntica, ouvindo os apelos da Palavra de Deus nesta Quaresma e no Ano da Fé. Rezemos e confiemos n’Aquele que disse: “tende coragem! Eu estarei sempre convosco!”. Peço que rezem também pelo Conclave e pelo que será eleito Papa, para que tenha toda a assistência do Espírito Santo no desempenho de sua árdua missão à frente da Igreja inteira, como Sucessor de Pedro”.

Leia abaixo a íntegra da carta:

São Paulo, 27 de fevereiro de 2013.

Exmo Sr.

Luis Antônio Ferreira
Presidente do CNLB-Regional Sul 1

 

Recebi a carta convite para a Assembleia de formação do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Regional Sul 1, a realizar-se de 1 a 3 de março, no CTV – Centro de Transformação e Vivências, na Diocese de Bauru (SP). Devido à minha participação na “despedida” do Papa Bento XVI e no Conclave, estarei em Roma e não poderei estar presente na Assembleia. Saúdo a todos os participantes, e garanto-lhes meu acompanhamento na oração.

A retomada do Concílio e as reflexões atuais que estamos fazendo por ocasião do Jubileu de ouro do mesmo, nos colocam na mesma dinâmica do Espírito Santo na condução da Igreja. Nesses dias de formação, de suma importância para os leigos e leigas do nosso Regional, certamente vão ressoar os ensinamentos do Vaticano II, em particular no que se refere à vida e à missão do leigo na Igreja. Recordo, entre outras, este parágrafo da Lumen Gentium: “cada leigo e leiga individualmente deve ser perante o mundo uma testemunha da ressurreição e vida do Senhor Jesus e sinal do Deus Vivo. Todos juntos e cada uma na medida das suas possibilidades devem alimentar o mundo com frutos espirituais (cf. Gl 5,22). Devem difundir no mundo aquele espírito pelo qual são animados os pobres, os mansos e os pacíficos que o Senhor no Evangelho proclamou bem-aventurados (cf. Mt 5,3-9). Numa palavra, ‘o que a alma  é no corpo, isto sejam no mundo os cristãos’”  (LG, 38).

Convido a todos os participantes dessa assembleia a viverem com intensa fé este momento raro na vida da Igreja, nestes dias particularmente significativos pela renúncia de Bento XVI ao seu pontificado. Talvez nem todos vêem e compreendem a Igreja como nós a vemos e compreendemos, a partir da fé e da estima que nutrimos por ela; por sermos parte da mesma Igreja, conhecemos que ela é mais do que a soma de todos os membros e organizações visíveis que dela fazem parte.

A Igreja faz parte do “Mistério”, do desígnio salvador de Deus, que se serve da fragilidade humana para vir ao encontro dos homens, mostrar-lhes seu amor e para dar-lhes a plenitude da vida. Na base da Igreja, no seu interior e à frente está sempre a ação providente da Trindade Santa. Portanto, tenhamos coragem e fiquemos firmes na nossa fé, mesmo se as águas onde navega a barca de Pedro ficam agitadas. Lembremos sempre de que Jesus vai conosco na barca!

Convido a rezar intensamente pela Igreja nesses dias, para que ela seja sempre mais fiel a Cristo e à missão recebida; que todos nós, católicos, nos convertamos profundamente à verdadeira fé e à vida cristã autêntica, ouvindo os apelos da Palavra de Deus nesta Quaresma e no Ano da Fé. Rezemos e confiemos n’Aquele que disse: “tende coragem! Eu estarei sempre convosco!”. Peço que rezem também pelo Conclave e pelo que será eleito Papa, para que tenha toda a assistência do Espírito Santo no desempenho de sua árdua missão à frente da Igreja inteira, como Sucessor de Pedro.

O Senhor abençoe a todos os participantes desta Assembléia, que se propõe a dar continuidade à reflexão sobre o Vaticano II e o Laicato, “Por um novo agir, com fé renovada e esperança ativa”.

Fraternalmente,

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo
Presidente do Regional Sul 1

 

 

 

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.