Amazônia Arquidioceses e Dioceses Destaques Sinodo

Diocese de São José dos Campos promove eventos sobre o Sínodo Pan-Amazônico

Em sintonia com as intenções do Papa Francisco para o cuidado com a Casa Comum, a Diocese de São José dos Campos, no interior de São Paulo, promove dois grandes eventos. A “Semana Valeparaibana de estudos sobre a Amazônia” e “Pró Sínodo para Amazônia”. Ambos os eventos são inteiramente gratuitos e organizados pela Comissão Socioambiental da Diocese.

A “Semana Valeparaibana de estudos sobre a Amazônia” tem a proposta de compartilhar pesquisas científicas sobre a Amazônia realizadas pelos institutos da região e será realizada em parceria com a Universidade Vale do Paraíba. De 23 a 27 de setembro renomados especialistas, cientistas e profissionais de grandes instituições expõem seus trabalhos em formatos de palestras.

O “Pró Sínodo para Amazônia” acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro, no Colégio Franciscano Nossa Senhora Aparecida, em São José dos Campos. Esse evento pretende possibilitar que a população conheça o Sínodo da Amazônia, proposta do Papa Francisco de reafirmar a missão evangelizadora da Igreja na Amazônia, a defesa deste território e de seus povos.

O encontro contará com a presença do relator geral do Sínodo Pan-Amazônico, o arcebispo emérito de São Paulo e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), cardeal Claudio Hummes.

As inscrições para os dois eventos podem ser feitas pelo site da Diocese de São José dos Campos (www.diocese-sjc.org.br)

Programação – Semana Valeparaibana de estudos sobre a Amazônia

 Segunda-feira – 23/09

– “O Efeito das Alterações na Amazônia em seu papel no Balanço Global de Carbono”: Professora Dra. Luciana Gatti, INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

– “Por uma Ecologia Integral”: Frei Marcelo Toyansk, Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Coordenador Nacional do Serviço de Justiça, Paz e integridade d Criação (JPIC).

 Terça-feira – 24/09

– “Desmatamento, incêndios florestais e secas extremas na Amazônia”: Profª Dra. Liana Anderson, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).

– “Ribeirinhos do Delta do Rio Amazonas: Adaptações dos modos de vida e das paisagens frente às pressões de mercados, políticas públicas e mudanças climáticas desde a segunda guerra”: Profº Dr. Nathan David Vogt, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Quarta-feira – 25/09

– “Pequenas cidades da Amazônia: o paradoxo entre sustentabilidade ambiental e realidade urbana”: Profª Dra. Sandra Costa, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

 Quinta-feira – 26/09

– “Escolas ribeirinhas sustentáveis: o caso de Carauari e Santarém”: Profª Rachel Trajber, Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)

– “Estudo socioeconômico da transição Ribeirinha de sistemas agropecuários para sistemas agroflorestais no Delta do Amazonas: Análise do período de 1990 a 2017 em Ponta de Pedras, PA”: Profª Maria Angélica Toniolo, Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP)

Sexta-feira – 27/09

– “A Amazônia e a mudança do clima: uma via de duas mãos”: Profª Thelma Krug, Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

 

Aproveite e assista o vídeo do Padre Zezinho sobre o Sínodo para a Amazônia.

 

Com informações da Assessoria Diocesana de Comunicação de São José dos Campos

 

 

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.