Dioceses

Diocese de Santos promove curso para agentes da Animação Bíblica da Pastoral

A Comissão de Animação Bíblico-Catequética da Diocese de Santos está realizando encontros de formação de agentes da Animação Bíblica da Pastoral (ABP), em modo remoto, para atender às exigências do Pilar da Palavra das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (DGAE 2019-2023) e o Plano Diocesano de Evangelização da Diocese.

Os encontros iniciaram em abril com o objetivo de “atender à necessidade de formação de leigos das nossas paróquias para o exercício da coordenação e animação das Equipes Paroquiais de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral. Visa também a atender a formação permanente do laicato, a fim de fortalecer tanto a consciência comunitária da IVC e da ABP quanto a dimensão missionária, na perspectiva da “igreja em saída” proposta pelo Papa Francisco (comunidades eclesiais missionárias). Este projeto coloca-se ainda em comunhão com a perspectiva das comemorações do centenário de criação de nossa Diocese – a ser celebrada em 2024 – que tem como tema “Diocese de Santos: 100 anos de história e missão” e como lema “Lançai as redes” ((Jo 21,6)”, explica Pe. Aparecido Neres de Santana,CSS, Assessor Eclesiástico da Comissão de Animação Bíblico-Catequética.

O cronograma de estudos está assim estruturado:

26/4 – Tema: Animação Bíblica da Vida e da Pastoral. Aula inicial que contou com a presença de D. Tarcísio Scaramussa,SDB, Bispo Diocesano, falando sobre o Estudo 114 da CNBB (“E a Palavra habitou entre nós” – Animação Bíblica da Pastoral a partir das comunidades eclesiais missionárias), texto, aprovado pela 58ª Assembleia Geral da CNBB (2021).

24/5 – Apresentação da Equipe de formação e momento de espiritualidade.

28/6 – Tema: Bíblia, Escola de Interpretação e de conhecimento da Palavra de Deus – Linha de Ação 1 da ABP.

26/7 – Tema: Animação Bíblica nos documentos recentes da Igreja e Animação bíblica no Brasil – Visão geral CNBB. Este encontro contou com a presença de Ir. Izabel Patuzzo, religiosa da Congregação das Missionárias da Imaculada-PIME e Assessora da CNBB para a Animação Bíblico-Catequética. Ir. Izabel apresentou a trajetória histórica da Animação Bíblica no Brasil e alguns aspectos dessa dimensão no Magistério recente da Igreja.

23/8 – Tema: Formação para o Mês da Bíblia.

27/9 – Tema: Bíblia, Escola de Comunhão e Oração – formação bíblica do discípulo missionário na lectio divina/IVC (Linha 2 da ABP) e Bíblia, Escola de Evangelização Inculturada (Linha 3 da ABP).

25/10 – Tema: Operacionalização da ABP: o que é, objetivos, como se estrutura, linhas de ação nas paróquias.

22/11- No último encontro deste ano está prevista a avaliação do curso e propostas de planejamento para a ABP Diocesana para 2022.

Participam do curso cerca de 140 agentes de pastorais e catequistas das nove cidades da Baixada Santista que fazem parte da Diocese de Santos.

Fonte: Com Assessoria Diocesana de Santos

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.