Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Reproduzimos abaixo o artigo escrito pelo bispo de Registro, Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC, sobre o envio missionário do Padre Lucio André Pereira, para a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. O sacerdote vai integrar o Projeto de colaboração missionária entre os Regionais Sul I (Estado de São Paulo) e Norte I (Estados de Amazonas e Roraima), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
É com espírito missionário, que a Diocese de Registro comunica a todo povo de Deus, o envio missionário do Padre Lucio André Pereira, até o momento Administrador da Paróquia Nossa Senhora do Rocio, na cidade de Iguape. Depois de um processo de discernimento, Padre Lúcio se colocou à disposição, para servir a Diocese de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.
Após conversa entre as Diocese de Registro e São Gabriel da Cachoeira, pedimos ajuda ao Regional Sul I da CNBB e fomos prontamente atendidos: o padre terá o apoio do Regional, integrando o Projeto Missionário existente entre os Regionais Sul I (Estado de São Paulo) e Norte I (Estados de Amazonas e Roraima).
Padre Lúcio nasceu no dia 14/05/1974, na cidade de Pariquera-Açu (SP), sendo filho de Auta Muniz e Himaulio Amandio Pereira. Cursou Filosofia na Faculdade de Sorocaba e Teologia no ITESP, em São Paulo, entre os anos 2001-2004, tendo residido no seminário da Diocese de Santos. Foi ordenado diácono por Dom José Luis Bertanha, SVD, no dia 02/04/2005, na cidade de Cajati e presbítero no dia 14/05/2005.
Durante este tempo, atuou em diversas paróquias de nossa Diocese, como vigário, pároco e administrador paroquial: Paróquias de Sant`Ana, em Pedro de Toledo; Catedral Paróquia São Francisco Xavier em Registro; Paróquia São Joao Batista; em Cananeia e, Paróquia de Nossa Senhora do Rocio, em Iguape. Nos últimos anos, integrou o Conselho de Presbíteros, tendo sido eleito pelo seu setor.
Fez curso de rádio no SEPAC – Registro e Paulinas; oficina de jornal e rádio – curso de verão e fez curso de liderança – em Curitiba.
É um padre dedicado à missão. Depois de 15 anos de presbiterado, sentiu o desejo de buscar novos ares missionários. Continua sendo da Diocese de Registro e atuará, em nome da Diocese, como missionário em terras amazonenses.
A Diocese de São Gabriel da Cachoeira tem uma área quase tão grande quanto a Itália, correspondendo à um total de 290 mil quilômetros quadrados, no estado brasileiro do Amazonas, habitados por cerca de cem mil habitantes, espalhados na floresta infinita e pertencentes a 23 etnias indígenas diferentes.  Esse é o retrato da diocese de São Gabriel da Cachoeira, que possui dois primados únicos: a diocese “mais indígena” do Brasil e também a mais “católica”, já que 98% da população recebeu batismo, o que é testemunho de uma ação missionária incansável.
A Amazônia não é um lugar para cumprir uma pena, mas um lugar que merece sacerdotes com melhor qualificação intelectual, prontos para partir para a missão “ad gentes”. O prazo de duração do convênio entre as dioceses é de três anos.
Convidamos todos para o envio missionário do Padre Lúcio, no dia 31 de janeiro de 2021, na Santa Missa das 9h, na Catedral São Francisco Xavier, Registro (SP).
Convido a todos a rezar pela vida, saúde, vocação e família do Padre Lúcio.
Dom Manoel Ferreira dos Santos Junior, MSC
Bispo Diocesano de Registro