Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Na última sexta-feira, 05 de agosto, a Diocese de Mogi das Cruzes recebeu o Título de Honra ao Mérito em Sessão Solene na Câmara Municipal de Mogi das Cruzes (CMMC) pelos 60 anos de criação e instalação. A honraria consiste em um reconhecimento público do trabalho que é desenvolvido tanto no âmbito eclesial quanto social.

O título foi recebido pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, que durante o discurso ressaltou sobre a alegria de estarem reunidos neste momento celebrativo e o empenho da Diocese para a construção de mundo melhor: “É uma graça, a Diocese na casa do povo com o clero, seminaristas e pessoas das mais variadas pastorais, movimentos e associações, nesta noite, em que estamos aqui para celebrar a presença, a missão, o dinamismo da nossa Igreja particular, e tudo o que queremos é que ela dê a sua contribuição para uma sociedade melhor e mais justa, um sinal de esperança, para que haja esperança de tempos melhores, para cada criança, para cada jovem, para cada família.”.

A Sessão Solene foi uma iniciativa do vereador Johnross Jones Lima, que corroborou o esforço da Diocese, através do trabalho pastoral, de ser sinal visível de Cristo. “Nós somos uma grande família, a Igreja é a grande família de Jesus Cristo, e a Diocese de Mogi das Cruzes é parte que impacta a vida de muitas pessoas com o seu trabalho pastoral e social, e hoje, é com sentimento de gratidão que entregamos este título de Honra ao Mérito”, salientou.

A entrega do Título de Honra ao Mérito na Câmara Municipal ainda reuniu sacerdotes, entre eles, Monsenhor Antônio Robson Gonçalves, o vigário geral da Diocese; autoridades civis, como a vice-prefeita de Mogi das Cruzes, Priscila Yamagami; diáconos, seminaristas e dezenas de fiéis envolvidos nos trabalhos pastorais das paróquias da Diocese.

Ano Jubilar

30/12/2021 – 30/12/2022

Criada pela Bula “Quo Christiana” do então Papa João XXIII, em 09 de junho de 1962, e instalada aos 30 de dezembro de 1962, a Diocese de Mogi das Cruzes completa 60 anos de criação e instalação, e no dia 30 de dezembro de 2021 deu início as comemorações do Jubileu de Diamante, com o tema “Senhora Sant’Ana, doce mãe deste rincão, fortalecei-nos na missão!”, em missa de Ação de Graças na Catedral Sant’Ana, presidida pelo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini.

Para celebrar, uma programação intensa foi pensada, um ano de atividades que irá envolver todas as paróquias das dez cidades que compõem a Diocese de Mogi das Cruzes: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Todo dia 30 do mês durante o ano de 2022, um município ou região pastoral irá receber a visita da Imagem Peregrina de Sant’Ana, padroeira da Diocese, que percorrerá todas as paróquias que a compõem. A primeira cidade a receber foi Santa Isabel (SP) no dia 30 de janeiro. Também, no dia 09 de junho, na Catedral Sant’Ana, aconteceu uma missa de Ação de Graças pela publicação da Bula de criação, e no dia 02 de julho, a Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida. Ainda, teremos a Festa Diocesana Evangelizai, no mês de novembro, e o encerramento das atividades será no dia 30 de dezembro, com a grande Celebração do Jubileu de Diamante para comemorar os 60 anos de instalação da Diocese de Mogi das Cruzes

Histórico completo da Diocese está disponível neste link: http://diocesedemogi.org.br/historico.php

Confira a programação:

30/12/2021 – Abertura do ano Jubilar

09/06/2022 – Missa de Ação de Graças pelos 60 anos da publicação da Bula de criação da Diocese de Mogi das Cruzes

02/07/2022 – Romaria Diocesana – Santuário Nacional de Aparecida

16 a 26/07/2022 – Festa de Sant’Ana

17 a 20/11/2022 – Festa Diocesana Evangelizai

24/11/2022 – 10º Aniversário de Posse de Dom Pedro Luiz Stringhini

30/12/2022 – Missa de Ação de Graças pelos 60 anos da Instalação da Diocese de Mogi das Cruzes

Datas da peregrinação da imagem de Sant’Ana pelas cidade e regiões pastorais:

30/01 – Santa Isabel

28/02 – Arujá

30/03 – Itaquaquecetuba

30/04 – Ferraz de Vasconcelos

30/05 – Poá

30/06 – Suzano

30/07 – Brás Cubas

30/08 – Catedral e César de Souza

30/09 – Biritiba Mirim

30/10 – Salesópolis

30/11 – Guararema

30/12 – Catedral Sant’Ana – todas as regiões pastorais

Fotos: Diocese de Mogi das Cruzes