Notícias

Diocese de Mogi das Cruzes lança Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente

“As gerações que nos sucederão têm direito a receber um mundo habitável e não um planeta com ar contaminado.” (cf. DAp 471)

No próximo sábado, dia 09, a Diocese de Mogi das Cruzes institui a Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente. O lançamento oficial será às 9h, no Auditório do Centro Diocesano de Pastoral, localizado na Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248, no bairro Vila Mogilar, em Mogi das Cruzes.

Ao chegar, o novo bispo diocesano, Dom Pedro Luiz Stringhini, verificou a necessidade da instalação de uma Pastoral que tem como foco a relação do homem com a natureza, já que a Diocese está situada em uma região de Mata Atlântica, com nascentes de rios importantes e, além disso, muitos vivem da produção agrícola, do uso dos recursos naturais.

E a Igreja Católica tem papel importante ao tentar conscientizar a sociedade para a defesa do ecossistema, com uma mudança de pensamento e com ações concretas para que aconteçam políticas públicas eficazes de preservação, cuidado e responsabilidade. E a preocupação da Igreja fica evidente quando na última década, a natureza foi tema da Campanha da Fraternidade por três vezes: em 2004, “Fraternidade e Água”, em 2007, “Fraternidade e Amazônia” e em 2011, “Fraternidade e a Vida no Planeta”.

 Segundo o item 470 do Documento de Aparecida (DAp), temos que cuidar da natureza com o mesmo carinho que o próprio Cristo demonstrou, ao contemplar e dar graças por ela. Atualmente, seguir o exemplo de Cristo é respeitar natureza que serve ao povo de nossa cidade, o uso do solo, da água e dos espaços urbanos, com espírito de gratidão ao Criador e responsabilidade social e evangélica. Por isso, a Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente vem para refletir o que nos diz a Sagrada Escritura, na passagem em que fala do sentido e da beleza da criação divina. “Deus viu tudo o que havia feito e era muito bom” (Gn 1,31). E quando Deus colocou o homem e a mulher para viverem neste planeta, também, ficaram com o dever de cuidarem e zelarem por ele.

 Na Diocese de Mogi das Cruzes, a Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente ficará sob a responsabilidade dos padres: Pe. Alexandre de Miranda, Pe. Carmine Mosca, FdD e Pe. Sidnei Quenji Ito, e com o objetivo de envolver toda a comunidade católica, mas além dela, contar com a participação do poder público, organizações da sociedade civil, pessoas especializadas na área, independente de religião ou crença, já que a preservação ambiental é dever de todos.

 No lançamento da Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente na Diocese de Mogi das Cruzes serão distribuídas mudas de árvores. 

 Serviço: 

Auditório do Centro Diocesano de Pastoral

Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248 – bairro Vila Mogilar – Mogi das Cruzes. 

Diocese de Mogi das Cruzes

Rua Ipiranga, 1469 – Vila Santista – Mogi das Cruzes/SP
Tel: (11) 4724-9734
Site: www.diocesedemogi.org.br

Setor Juventude – Assessoria de Comunicação

Avenida Francisco Rodrigues Filho, 248 – Vila Mogilar – Mogi das Cruzes/SP

E-mail: [email protected]

Luciana Martins 

Tel: (11) 995 181 216

Atendimento no Setor Juventude: às quartas-feiras, 14h30 às 17h00

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.