Notícias

Diocese celebra Assembleia e lança Primeiro Plano Diocesano de Pastoral

assembleia2014-2_reduzida
Dom Luiz Antônio anúncia o lançamento do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral

Ontem, 24, Solenidade de Cristo Rei, as 60 paróquias da Diocese de Marília se reuniram na cidade de Tupã para celebrar a 38ª Assembleia Diocesana. Na ocasião, foi lançado o Primeiro Plano Diocesano de Pastoral. Ao todo, cerca de 1700 pessoas prestigiaram o evento festivo.

Com início às 8h, os fiéis se reuniram em frente ao ginásio do CEI (Centro de Educação Integrada) para o café da manhã preparado pela equipe local. Em seguida, dentro do ginásio, várias atividades foram realizadas, celebrando, de forma simples e festiva, três aspectos da vida diocesana neste ano de 2013: primeiro, encerramento do Ano da Fé, aberto pelo Papa emérito Bento XVI, trazendo as diversas atividades pastorais que aconteceram no território da diocese; segundo, a conclusão e a entrega solene do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral; e terceiro, a vinda do quarto bispo diocesano, Dom Luiz Antônio Cipolni.

Através de coreografias, cantos e apresentações teatrais, jovens das três Regiões Pastorais realizaram manifestações artísticas, inspiradas nas três pessoas da Santíssima Trindade — Pai, Filho e Espírito Santo — e nas cinco urgências pastorais (1. Igreja em estado permanente de missão, 2. Igreja: casa da iniciação à vida cristã, 3. Igreja: lugar de animação bíblica e da pastoral, 4. Igreja: comunidade de comunidades e 5. Igreja a serviço da vida plena para todos).

As Regiões Pastorais foram caracterizadas com cores diferentes, sendo a Região I com a cor branca, simbolizando Deus Pai; a Região II com a cor amarela, simbolizando Deus Filho; e a Região III com a cor vermelha, simbolizando Deus Espírito Santo.

Ao final das apresentações, os fiéis seguiram em carreata para a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo, onde participaram da Santa Missa.

Em sua homilia, após fazer um breve histórico pastoral da diocese nas últimas décadas, Dom Luiz Antônio anunciou o lançamento do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral, que norteará os trabalhos pastorais no triênio 2014-2016. Em seguida, agradeceu à equipe que elaborou o subsídio, formado por sacerdotes, religiosos e leigos e, juntamente com Dom Osvaldo Giuntini, bispo emérito, fez a entrega simbólica do Plano para um representante de cada paróquia e congregação religiosa.

Segundo o bispo diocesano, a Assembleia lhe trouxe uma emoção muito forte. “Foi como se a família estivesse reunida para uma grande celebração de agradecimento a Deus. Quando digo família, refiro-me às três Regiões Pastorais, que estiveram representadas, e muito bem representadas, pelos padres, religiosos e seminaristas, leigos e leigas. E hoje é um dia especial: o Dia dos Leigos. Então, está tudo muito completo”, disse Dom Luiz Antônio, em entrevista ao jornal diocesano “No Meio de Nós”.

assembleia2014

 

Texto e fotos são da Pastoral da Comunicação Diocesana de Marília

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.