Igreja no Brasil

Dentro de pouco mais de um ano, o Regional Nordeste 2 da CNBB receberá o 18° Congresso Eucarístico Nacional (CEN)

Dentro de pouco mais de um ano, o Regional Nordeste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2) receberá o 18° Congresso Eucarístico Nacional (CEN). Nesta quarta-feira (29), durante a 56ª Assembleia Pastoral Regional, a Arquidiocese de Olinda e Recife, berço da próxima edição do evento, apresentou as novidades.

O 18º Congresso Eucarístico Nacional iniciou algumas atividades em 2019, como o Ano Eucarístico na arquidiocese pernambucana, trabalhando o tema do evento “Pão em Todas as Mesas” e o lema “Repartiam o Pão com alegria e não havia necessitados entre eles”.

De acordo com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, depois de dois adiamentos, devido à pandemia de coronavírus, o CEN será realizado de 11 a 15 de novembro de 2022. O encontro será relançado oficialmente no próximo dia 14 de novembro, com uma grande celebração campal, no Recife.

Outra novidade é que os espaços onde vão acontecer as atividades ligadas ao CEN como, por exemplo a Feira das Pastorais Sociais e o Simpósio Teológico, também foram replanejados. Praticamente todo o evento será realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, que fica localizado exatamente entre a capital pernambucana e Olinda.

O encerramento permanece com a programação iniciamdo com a Celebração Eucarística, na Praça do Marco Zero, seguida de procissão até o Pátio da Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

Casa do Pão

Um dos grandes legados que será deixado pelo CEN, a Casa do Pão, está sendo reestruturada, graças aos recursos obtidos pela Coleta Nacional, para atender pessoas que vivem em situação de extrema vulnerabilidade socioeconômica. O projeto vai funcionar em um prédio da Santa Casa de Misericórdia, no bairro de Santo Antônio, área central do Recife.

18° CEN é comunhão do NE2

A realização do 18º CEN acontece com a participação das províncias eclesiásticas de Alagoas, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, pertencentes ao Regional Nordeste 2 da CNBB.

Os Congressos Eucarísticos Nacionais são realizados em todo o mundo, e aqui no Brasil acontece normalmente a cada quatro anos. O evento visa reunir os fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.

Fonte: CNBB Regional Nordeste 2

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.