Pastorais e Organismos

Curso de Dirigentes do Movimento de Emaús reúne membros do Regional em Itapetininga

No final de semana, dos dias 9 e 10 de março, a Associação Nossa Senhora Rainha da Paz (Anspaz) recebeu aproximadamente 100 membros do Movimento de Emaus, em Itapetininga (SP). No local, foi realizado o Curso de Dirigentes do Movimento de Emaús do Regional Sul 1 da CNBB. A abertura do curso foi às 20h com a Santa Missa que foi presidida pelo Padre Ricardo de Oliveira, diretor espiritual do movimento no Secretariado do Regional Sudeste 1.

De acordo com João Evaristo, Coordenador Regional, “o curso teve o objetivo de aperfeiçoar a unidade, formar, aprofundar o conhecimento dos membros das comunidades, leigos e sacerdotes que, como atividade missionária, evangeliza a juventude através dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos do Movimento de Emaús”. Além disso, “o conteúdo abordou a estrutura organizacional do Movimento, a estrutura pedagógica/metodologia dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos, Missão e Espiritualidade dos dirigentes missionários do Movimento de Emaús”, acrescenta.

Os Secretariados, conforme João Evaristo, são organismos compostos por leigos (jovens e adultos a partir dos 18 anos) que já participaram dos Cursos de Valores Humanos e Cristãos, orientados por um Sacerdote que é designado pelo Bispo da diocese onde o movimento esta instalado. E tem a responsabilidade de, em sintonia com as deliberações do Secretariado Nacional, dirigir e operacionalizar o funcionamento do Movimento nas Comunidades de Emaús em suas respectivas dioceses.

Estiveram presentes membros do Movimento de Emaús das Arquidioceses de Sorocaba e São Paulo e das dioceses de Itapetininga, Itapeva e Jundiaí. O curso foi promovido pelo Secretariado Nacional e contou também com a presença de irmãos leigos e padres das dioceses de Brasília (DF), e Valença (RJ).

O encerramento foi no domingo (10/03) com a Missa celebrada pelo Padre Bento Gonçalves de Oliveira O. Cist, diretor espiritual do Secretariado da Diocese de Itapeva.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.