Comissões Episcopais Pastorais Destaques

Conselho Missionário realiza Encontro Estadual

Ao centro, Dom José Carlos Chacorowski, novo bispo referencial para a Ação Missionária

No último final de semana, de 30 de agosto a 01 de setembro, em Itapetininga (SP), aconteceu o 39º Encontro Estadual do Conselho Missionário Regional (COMIRE) do Regional Sul 1 da CNBB, do Estado de São Paulo, com o tema: “Batizados e enviados! A Igreja de Cristo em missão no mundo”. Com alegria a diocese de Itapetininga acolheu um grupo de 178 missionários, representantes de 27 dioceses que compõem o Regional Sul 1 sacerdotes, seminaristas, religiosos e religiosas e fieis leigos que em suas diocese animam a missão da Igreja.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo de Itapetininga presidiu a celebração de abertura desejando um bom encontro e que todos possam voltar a suas dioceses fortalecidas para continuar a missão de Cristo. Dom Bertanha agradeceu a acolhida e o trabalho de todos os envolvidos no encontro e apresentou Dom José Carlos Chacorowski, novo bispo referencial para a Ação Missionária.

Pe. Maurício da Silva Jardim, coordenador das Pontifícias Obras Missionárias, conduziu o primeiro dia formativo aprofundando o tema: Batizados e enviados: “O Batismo nos insere como colaboradores na missão que nasce do seio da Santíssima Trindade”, renovando com sua temática a consciência de que todo Batizado é enviada a continuar a missão iniciada por Deus Criador, tendo como modelo o próprio Cristo e o Espírito como a força impulsionadora da missão. Convidou todos a revisitar sua pia batismal e seu encontro pessoal com Jesus Cristo, “…pois o missionário é um apaixonado pela vida em Cristo e deseja naturalmente comunicar o amor transbordante de Deus”.

“Si o Coração não arde os pés não andam”, esta frase sintetizou o objetivo do 39º Encontro Estadual, pois o batizado precisa ter vivo a alegria e a certeza do “sim” batismal que recebemos em nome da Santíssima Trindade, para que com isso possa tomar a iniciativa de juntos como comunidade, caminharmos em direção ao anúncio do amor transbordante de Deus para toda criatura, até a missão ad gentes.

O encontro com alegria recebeu o testemunho da Dra. Pediatra Mônica Guarnieri Machado, que esteve em missão por dois anos na Guiné Cronacri e de quatro anos em Moçambique. O testemunho dela emocionou muitos e serviu como forma de animar a busca dessa essência missionária, “[…] é uma alegria imensa ver a nossa Igreja se transformando e se tornando cada vez mais missionária na sua essência…”.

Essa animação missionária pode atingir diversos missionários que estavam presente, o Pe. Ace Marbella Valdez, missionário do PIME (Pontifício Instituto das Missões Exteriores) resumiu o encontro dizendo “[…] esse encontro estadual missionário foi muito bom, muito lindo, que reuniu muitas pessoas, aliais muitos missionários e missionárias, isso ajuda a Igreja a despertar mais essa consciência missionária…” e terminou sua fala dizendo “[…] espero que essa iniciativa possa continuar.” Outra pessoa atingida por essa animação foi o seminarista Religioso Diego de Araújo, da Congregação dos missionários Saletinos, comentou do evento dizendo “[…] é uma alegria vivenciar esse momento que é produtivo, que nos anima, que nos coloca a serviço da missão, a serviço dessa Igreja, a pedido do nosso Papa…”.

A equipe do COMIRE juntamente ao Dom José Bertanha apresentaram os trabalhos dos projetos missionários na Amazônia e na África animando todos colaborarem neste projeto do nosso regional.

Na foto, da esquerda para a direita, vemos diácono Angelo, padre Andrea Vascon e seminaristas Leandro. Abaixo, Sheyla Oliveira e Carlos Vitor, todos da diocese-sede da próxima edição do encontro

O encerramento desse encontro se concluiu com a Santa Missa presidida pelo atual bispo referencial para Ação Missionária, Dom José Carlos, enviou todos os presentes a serem missionários em tempo integral, por meio de sua natureza batismal. Todos receberam um crucifixo, replica da cruz do Mês Extraordinário Missionário, como forma de materializar o sentido dela que é recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e a missão.

Próxima edição

Ao final do encontro, foi anunciada a diocese que irá sediar a próxima edição, que será realizada em 2020. A escolhida foi Campo Limpo, diocese da sub-região SP2.

De Itapetininga, colaboraram Carlos Vitor Nascimento de Sousa e Sheyla Oliveira, membros do COMIDI da Diocese de Campo Limpo. Créditos das fotos COMIDI da diocese de Campo Limpo

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.