Coronavírus Destaques Internacional Pandemia Teologia

Congresso Internacional da ABIB é adiado para 2021

Cartaz do IX Congresso Internacional de Pesquisa Bíblica. Pandemia do Covid-19 impõe adiamento do IX Congresso Internacional da ABIB

Renato Papis
Home Office

 O 9º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB), marcado para agosto deste ano, no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), São Paulo, capital, foi adiado para o período de 23 a 26 de agosto de 2021.

 A decisão foi tomada pela diretoria da associação, de acordo com nota publicada,  o adiamento foi causado pela pandemia do COVI-19. “A decisão foi amplamente discutida na diretoria e considerou todos os riscos possíveis diante das incertezas causadas pela pandemia do Coronavírus ou COVID-19. Nossa decisão, inclusive, está em sintonia com o procedimento adotado por diversas outras instituições nacionais e internacionais, cujos eventos também foram cancelados”, diz o texto.

Ainda segundo o padre Antonio Carlos Frizzo, presidente da associação e um dos que assinam a nota, afirma que, infelizmente, situações inusitadas, mesmo com desgosto, exigem respostas necessárias. “Esperamos que este período de caos global nos provoque profundas reflexões e aguce nossa sensibilidade, a fim de construirmos relações planetárias mais solidárias, cooperativas, responsáveis e sustentáveis”, conclui Frizzo.

O congresso que tem como tema História de Israel: arqueologia e Bíblia, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica, já contava com inscritos e palestrantes internacionais, incluindo a arqueóloga Norma Franklin, da Universidade de Haifa e o professor Peter Dubovský, ligado ao Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Abib na Amazônia

Nesta edição do Congresso ABIB terá uma inovação: a extensão das nossas atividades até a região Amazônica. Uma parceria com a Faculdade Boas Novas foi estabelecida para que parte do Congresso seja replicada na cidade de Manaus com o nome I Jornada Internacional de Pesquisa Bíblica, promovida pela ABIB tão logo se encerrem as atividades em São Paulo.

Sobre o cartaz

O autor do cartaz, professor Silas Klein Cardoso, recentemente doutorado pela Universidade Metodista, explica que a História de Israel ganhou novas possibilidades, a partir da maior integração da Exegese Bíblica aos elementos da cultura material e visual de Israel e Palestina. Em sua opinião “o cartaz apresenta essas novas possibilidades. Seu fundo escuro remete a esse mundo ainda fugidio do Antigo Israel, enquanto os nove artefatos apresentados representam diversas novas possibilidades que se abrem: escaravelhos, representando o potencial da integração da Exegese aos estudos da Cultura Visual Religiosa; óstracos, que apresentam o potencial da integração com estudos de Epigrafia e Paleografia; e um modelo de templo, que apresenta o potencial do estudo da Arqueologia, de forma geral, e Iconografia”.

Com informações e fotos do Blog do Frizzo. Professor em Teologia Bíblica, ITESP-SP. Possui mestrado pelo Instituto Católico de Paris e doutorado pela PUC-RJ. É assessor da Escola de Fe e Politica em Guarulhos e Secretário Regional da Campanha da Fraternidade, CNBB-Sul I

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.