IMG_1218A Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da CNBB se reuniu na manhã desta quinta-feira (07), na sede do episcopado paulista, em São Paulo. Participaram da reunião os bispos presidentes das Sub-Regiões, padres subsecretários e coordenadores ou representantes dos Organismos, Pastorais, Movimentos e Associações.
A reunião foi aberta com a saudação do presidente Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo. Falou sobre o Sínodo dos Bispos convocado pelo papa Francisco. “Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização” é o título do Documento preparatório para a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos, que será realizada de 5 a 19 de outubro do próximo ano. O Documento contém um questionário sobre questões concernentes a vários aspectos da vida familiar.
O cardeal discorreu sobre algumas das 38 questões do documento. “São muitos desafios para a Igreja na questão da família no mundo de hoje. As várias transformações provocam a Igreja e a evangelização”, disse.  “Entre os novos desafios estão a questão dos casais formados por pessoas do mesmo sexo, como deve ser a acolhida da Igreja em especial quando adotam crianças e pedem o batismo. Noivos que declaram não querer filhos, a redução da natalidade no Brasil e em muitos países, o envelhecimento da população. É o momento propício para se discutir a questão familiar. Na família está o sentido fundamental da própria sobrevivência”, completou.
Foi comentada pelo secretário geral dom Tarciso Scaramussa a avaliação feita pelos participantes da 35ª Assembleia das Igrejas do Estado de São Paulo, que ocorreu nos dias 18 a 20 de outubro deste ano em Itaicí, Indaiatuba. No aspecto geral, a avaliação foi muito positiva. Também exortou os bispos, padres subsecretários e os representantes dos organismos para o desenvolvimento da Campanha de Evangelização, que ocorrerá no tempo do Advento de 2013 com o tema “Eu vos anúncio uma grande alegria” ( Lc 2, 10).
Após os comunicados das pastorais e organismos e o recebimento por parte do secretário executivo do Regional padre Nelson Rosselli Filho, dos Orçamentos e Calendários para 2014, a reunião ampliada foi encerrada com os agradecimentos feitos pelo presidente. Aconteceram em seguida as reuniões reservadas dos bispos e dos padres subsecretários das Sub-regiões Pastorais.

IMG_1219
A reunião teve a presença de representantes das pastorais, organismos e associações ligadas ao Regional