Destaques Do Regional

Comissão Representativa se reúne em São Paulo

Em encontro na capital do Estado, Regional Sul 1 divulga indicações pastorais.

Na quinta-feira, dia 20, aconteceu em São Paulo, na sede do Regional Sul 1 Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Reunião Ampliada da Comissão Episcopal Representativa.

O encontro, conduzido pelo presidente do Regional  e bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Pedro Luiz Sringhini, contou com a participação dos Bispos responsáveis das Comissões Episcopais e das sub-regiões pastorais, padres subsecretários e representantes dos Organismos,  Pastorais, Movimentos e serviços eclesiais vinculados ao Regional.

Após a saudação,  dom Pedro exibiu o vídeo da Campanha para a Evangelização 2019, destacou o objetivo da Campanha e explicou que a coleta auxilia na arrecadação de recursos para a realização da missão evangelizadora, como a promoção de diversas iniciativas de formação, que contribuem com a manutenção da CNBB e também o financiamento de diversas iniciativas pastorais promovidas nas dioceses e nos 18 regionais da entidade.

O encontro teve como principal discussão  indicações pastorais, elaboradas pelos participantes durante Assembleia das Igrejas, em Aparecida, entre os dias 25 e 27 de outubro de 2019.

Na foto oficial, Dom Pedro Luiz (ao centro) com os participantes da reunião

De acordo com o texto, entre os apontamentos, destacam-se a acolhida das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora 2019-2023; Espiritualidade missionária; Acolher o Sínodo da Amazônia, segundo as palavras do Papa Francisco, a partir de um diagnóstico que leve em conta os aspectos cultural, social, pessoal e ecológico; Igreja servidora: o serviço ao Povo de Deus: olhar a realidade dos pobres a partir dos desafios do presente: os submundos da violência, das drogas, das prisões; o sofrimento das crianças e dos idosos;  Campanha da Fraternidade 2020 – Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso – “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34); Recurso aos meios de comunicação; Comunidades eclesiais mais fraternas, solidárias, acolhedoras; Valorização do convite pessoal e valorização da pluralidade.

A questão dos procedimentos de gestão administrativa-financeira das pastorais foi o outro assunto apresentado durante a reunião. O secretário-executivo do Regional Sul 1, padre Walter Merlugo, conduziu reflexão.

Ainda durante o evento, houve um encontro privativo dos bispos e um momento com os padres das sub-regiões, conduzido pelo secretário executivo do Regional Sul 1, padre Walter Merlugo Júnior.

Ao final, os presentes assistiram um breve vídeo da Ação Missionária em prol da Missão na Diocese de Pemba, em Moçambique, que será divulgado nas redes sociais da entidade para fortalecer, sensibilizar e despertar a consciência missionária

Com informações e fotografia do regional Sul 1 da CNBB.

Assista o vídeo da Campanha em prol da Missão na Diocese de Pemba

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.