Entre os dias 17 a 19 de maio, no seminário Santo Antônio, dos frades capuchinhos, localizado na serra da cidade de São Pedro, aconteceu o 3º Encontro Estadual da Comissão Justiça e Paz do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Estiveram presentes representantes de diversas comissões diocesanas e comissões em formação, além de representantes de pastorais sociais e entidades da sociedade civil do Regional.

Iluminados pelo tema “Comissões Justiça e Paz: Compromisso com o profetismo e a esperança” e com a assessoria de Daniel Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira Justiça e Paz, os participantes tiveram momentos de reflexão sobre o papel das comissões Justiça e Paz, de aprofundamento de instrumentos para a missão das Comissões e momentos de partilha sobre a realidade de suas dioceses e organismos.

Além disso, o encontro também contou com as presenças, em modo on-line, de Maria Victoria de Mesquita Benevides, presidenta da Comissão Arns, e do ex-ouvidor das Polícias Militares do Estado de São Paulo, Benedito Mariano, ambos participando de um momento de reflexão sobre a segurança pública e a violência institucionalizada no estado de São Paulo.

Por fim, os participantes discutiram e deliberaram os próximos passos da Comissão estadual Justiça e Paz e das Comissões diocesanas, em vista de fortalecê-las, bem como avançar na incidência política, na educação em direitos humanos e em instrumentos de superação da violência e injustiças.

Fotos: Divulgação