Destaques Do Regional

Comissão Episcopal Representativa

Dia 13 de fevereiro, na Sede do Regional, ocorreu o primeiro encontro deste ano da Comissão Episcopal Representativa do Regional Sul 1 da CNBB.

Além do cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, compuseram a mesa Dom Pedro Luiz Stringhini (presidente), Dom Edmilson Amador Caetano (vice-presidente), Dom Luiz Carlos Dias (secretário) e Padre Walter Merlugo Júnior (secretário-executivo).

Participaram também da reunião os bispos presidentes das sub-regiões pastorais e comissões episcopais, os padres subsecretários e representantes dos Organismos vinculados ao Regional. Dom Pedro Luiz e Dom Odilo Scherer teceram considerações sobre a Exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia” e a Campanha da Fraternidade 2020.

PROFESSOR DA PUC ABORDA PERFIL DO EPISCOPADO PAULISTA

Professor apresentou aos membros da CER a pesquisa que traça o perfil do episcopado brasileiro, sobretudo o paulista.

Em preparação para a Visita Ad Limina Apostolorum dos bispos do Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo), o Prof. Dr. Fernando Altemeyer Junior, do Departamento de Ciências da Religião da PUC-SP, apresentou aos membros da CER – Comissão Episcopal Representativa uma pesquisa de atualização estatística do episcopado paulista.

O Regional Sul I da CNBB (Estado de São Paulo) é composto por 45 circunscrições eclesiásticas. São seis arquidioceses e 39 dioceses. Considere-se ainda que a Arquidiocese de São Paulo possui seis Regiões episcopais. As 45 circunscrições estão articuladas em sete sub-regiões pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo e Sorocaba. São seis arquidioceses, 36 dioceses de rito latino, duas Eparquias de ritos orientais (uma greco-melquita e outra maronita) e um Exarcado do rito armênio, com sede em Buenos Aires, Argentina.

Na pesquisa, o professor aponta que o episcopado paulista conta com 83 membros, sendo 51 bispos na ativa e 32 bispos eméritos. São 11 arcebispos (sete na ativa e quatro eméritos). Há 72 bispos atuantes nas dioceses (44 na ativa e 28 bispos eméritos). Bispos na ativa são 39 diocesanos e sete bispos auxiliares. A pesquisa aponta ainda que no Regional Sul 1 há uma diocese vacante: Lorena.

A pesquisa mapeou também alguns outros dados da realidade social e pastoral do Regional Sul 1 da CNBB.

ECONOMIA DE FRANCISCO E PACTO PELA EDUCAÇÃO

O tema “Economia de Francisco” foi abordado pelo sociólogo, educador social e membro da articulação da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco – ABEF, Eduardo Brasileiro. Segundo o sociólogo, “é fundamental para nós, que estamos na elaboração da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco, o diálogo e a partilha com o episcopado paulista. Em primeiro lugar porque, a partir dos bispos, o chamado do Papa é fecundado nas dioceses; em segundo lugar porque os jovens que vão a Assis criam um diálogo e laço com as Igrejas Particulares. O desejo do Papa é contribuir para um processo visando a um novo enfoque da economia mundial: uma economia com alma”.

A agente da Pastoral da Criança, Eunice Gomes Rodrigues, que participou da reunião, avalia positivamente, afirmando que “a participação nessa reunião faz com que o Regional caminhe unido, com objetivo comum. Esta aproximação dos Organismos na caminhada da Igreja fortalecerá a Pastoral de Conjunto, conhecendo melhor a realidade urbana e os dados da nossa Igreja e nos faz cada vez mais pensar que a nossa missão é evangelizar a família, tornando-a sujeito de direitos e de sua própria transformação. Através dela, seus filhos serão o mundo de amanhã”, ressaltou a coordenadora.

A Irmã Elisabeth Miguel Espinhara, coordenadora do COMIRE – Conselho Missionário Regional, achou o encontro muito produtivo, como também a provocações levantadas pelos assessores que apontaram novas luzes e desafios à caminhada do Regional. “Primeiro, a fala do cardeal Dom Odilo, sobre a encíclica do papa Francisco, “Querida Amazônia”, sobre a necessidade de enviar missionários para Amazônia, sobretudo àqueles que não têm acesso a Eucaristia e também ao anúncio da Palavra, por isto, vejo pessoalmente que necessitamos ser criativos para o envio de mais leigos e leigas na Missão da Amazônia e Pemba. Foi muito edificante, também a assessoria de Eduardo Brasileiro sobre Economia de Francisco”, concluiu.

Após a reunião conjunta, os bispos se reuniram para a sessão Reservada dos Bispos.

 

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.