Na sexta-feira, 22 de fevereiro, a comissão da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 esteve reunida na Diocese de Limeira, interior de São Paulo, para a primeira reunião de 2019, dando continuidade aos trabalhos de planejamento e organização das atividades que serão desenvolvidas durante o ano.
A reunião foi conduzida pelo Padre Marcos Vinicius, da Diocese de Guarulhos e coordenador regional da PasCom e por Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira e referencial para a comunicação. A equipe de trabalho é composta também pelos assessores eclesiásticos e coordenadores leigos das oito sub-regiões: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo I, São Paulo II e Sorocaba.
A equipe refletiu os principais pontos da Mensagem do Papa Francisco para 53º Dia Mundial das Comunicações Sociais, “Somos membros uns dos outros” (Ef 4, 25): das comunidades de redes sociais à comunidade humana, destacando a importância da divulgação e reflexão desta mensagem junto aos agentes de PasCom em cada diocese.
Nova identidade visual – O novo logotipo da PasCom Brasil também foi adotado pelo Regional Sul 1, seguindo as orientações do Manual de Identidade Visual e em unidade com a PasCom em nível nacional. O novo logo será utilizado em todos os materiais oficiais e também nas mídias sociais, incentivando o uso também em outras instâncias eclesiais, aonde a PasCom está presente.
Encontro Estadual – A comissão também pautou a organização do 4º Encontro Estadual, que é exclusivo para assessores e coordenadores diocesanos da PasCom, um evento com foco na articulação e que nesta edição tratará do Planejamento da Pastoral da Comunicação. O encontro acontecerá em abril e são esperados mais de 100 participantes das mais de 40 dioceses e arquidioceses do Regional Sul 1. A comissão se reunirá novamente em maio para avaliar o trabalho realizado e dar seguimento as atividades do planejamento.
Colaboração de John Câmara – da Sub-Região SP2 – CNBB MTb 0077462/SP