Comissões Episcopais Pastorais

Comire promove reunião com a equipe Ampliada

DSC00855
Representantes da Equipe ampliada do Conselho Missionário Regional

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, 7 de abril, a Reunião da Equipe Ampliada do Conselho Missionário Regional – COMIRE Sul 1, no Centro Missionário São Paulo (O.C.M.), Alto da Lapa, na capital paulista. A reunião foi aberta com celebração eucarística presidida pelo padre Everton Aparecido da Silva, assessor do COMIRE Sul 1, seguida de mística dirigida por Irmã Imelda Moreno Lorea no salão de reuniões das Obras dos Cenáculos Missionários.

A coordenadora Maria de Fátima da Silva (Fatiminha) conduziu os trabalhos de pauta, iniciando com reflexão e testemunhos da Assembleia do COMINA, realizada em Brasília, DF, nos dias 4 a 6 de abril de 2014, da qual participaram o presidente dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí, Fatiminha e padre Everton. Dois pontos tiveram maior destaque na reflexão: levantamento estatístico dos seminários diocesanos e quais deles contam com organização de COMISE – Conselho Missionário dos Seminários, para implementação oficial no Regional; iniciativa do COMINA – Conselho Missionário Nacional, para criação do Diretório para a Missão no Brasil, que já começou a ser articulado.

Foram oferecidas pelos participantes (representantes de Sub-Regiões Pastorais, COMIDIs e Organismos sugestões de nomes de assessores para a Assembleia do COMIRE Sul 1, a ser realizada em 29 de novembro de 2014, e de local para a realização do 35º Encontro Estadual Missionário em 2015. As sugestões serão estudadas pela Equipe Executiva do COMIRE.

Padre Alcides Costa falou sobre a conclusão da 3ª Etapa do Curso de Formação Missionária, que está sendo realizado na sede da O.C.M. É um curso de extensão universitária, com aprovação do MEC (Ministério da Educação e Cultura). Nádia Fuzinato comunicou sobre os preparativos para o Congresso Continental da IAM – Infância e Adolescência Missionária, que será realizado nos dias 23 a 25 de maio de 2014 em Aparecida, SP. O Regional Sul 1 terá uma delegação de 60 assessores de IAM. Estão sendo esperados cerca de 200 representantes de outros países, além de delegações regionais do Brasil.

Fatiminha apresentou o novo responsável pela revista Missões, padre Paulo da Conceição, missionário da Consolata. Padre Paulo, que substitui padre Joaquim, falou de sua alegria em assumir tão importante missão: “Me coloco a disposição para divulgar os eventos e colaborar com a missão do COMIRE, IAM e Juventude Missionária”, falou. Para Diego Raposo de Carvalho, vice-coordenador da Juventude Missionária, o Encontro Estadual da Juventude Missionária, realizado nos dias 21 a 23 de março de 2014 teve pleno êxito, tanto na participação, como no empenho dos jovens missionários. Também foram estimulados a ampliar as visitas às dioceses, para acompanhamento ou criação dos Conselhos da Juventude Missionária.

Dom Vicente fez uma reflexão sobre os critérios de envio de missionários para a Amazônia, conforme o Projeto Missionário Norte 1/ Sul 1. “Há uma dinâmica de opção pessoal (desejo de ser missionário), escolha, preparação (formação) e envio, que deve ser obedecida, para que não perca o objetivo e a comunhão eclesial”, falou o bispo.

Padre José Eugênio Fávero, da Sub-Região Campinas apresentou o tema do 34º Encontro Estadual Missionário: “A alegria do Evangelho, alma e mística da missão”, tendo como fonte inspiradora Evangelii Gaudium, do papa Francisco. O Encontro Estadual será realizado nos dias 29 a 31 de agosto de 2014 na paróquia Nossa Senhora Aparecida, bairro Rosolem, Hortolândia, com previsão de 300 participantes. Após os comunicados de Antonio Belchior, sobre os missionários leigos, de Maria Aparecida Gomes da Silva, sobre o Projeto Norte 1/ Sul 1, e do padre José Stella, sobre as Obras dos Cenáculos Missionários, foi encerrada a reunião com oração e bênção de dom Vicente Costa.

Projeto Missionário Norte 1/Sul 1 prepara visita de Vicente à Amazônia

No começo da tarde, deste mesmo dia, foi realizada também a reunião da equipe do Projeto Missionário Norte 1/Sul 1, presidida por dom Vicente Costa, bispo responsável, com a presença do padre Nelson Rosselli Filho, assessor do Projeto e secretário executivo da CNBB Sul 1, Irmã Geni dos Santos Camargo, presidente da CRB – Núcleo Regional Sul 1, Maria Aparecida Gomes da Silva, secretária do Projeto Missionário, diácono José Carlos Pascoal, da CRD Sul 1, e César, do COMIRE.

Foi feita avaliação de tempo de missão e frutos do trabalho missionário de cada um dos presbíteros, religiosas e leigos que estão na Amazônia (Regional Norte 1). Também foi reforçado o critério de escolha, preparação e envio de missionários para a região norte.

Dom Vicente Costa, acompanhado de mais um representante do Projeto Missionário, com apoio do COMIRE Regional Sul 1 estará visitando os locais de missão no período de 7 a 11 de julho de 2014, em Tabatinga e São Paulo de Olivença, Amazonas.

 

DSC00857
Dom Vicente durante reunião com membros da equipe do Projeto

Outro assunto tratado nesta reunião foi: a ampla divulgação do Projeto.Está sendo cogitada a criação de um folder explicativo sobre o Projeto, para ser distribuído às arquidioceses e dioceses, visando fomentar o interesse de missionários para a Amazônia. “Ainda há muita falta de padres na região, além de visarmos o incentivo aos religiosos e religiosas, diáconos e leigos para a missão”, falou dom Vicente.

Reportagem e foto do diácono José Carlos Pascoal, da Comissão Regional de Diáconos do Regional Sul 1 da CNBB

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.