Notícias

Começa em Itaici a Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB

aip_reduzidaCom um momento de oração na Capela do Centro de Espiritualidade Inaciana (CEI) , em Itaici, Indaiatuba, SP, presidido pelo cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, foi aberta na tarde desta sexta-feira, a 35ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1.

A urgente necessidade de renovação da paróquia diante dos desafios de uma mudança de época,  é a opinião unânime dos participantes da Assembleia, que acontece de 18 a 20 de outubro. Com mais de 230 inscritos, o evento promoverá, durante três dias, um reflexão sobre a «RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA» à luz dos Estudos 104 da CNBB «Comunidades de comunidade: uma nova paróquia» e à luz da Mensagem do Papa Francisco por ocasião de sua vinda ao Brasil durante a JMJ.

A seguir no Auditório “Rainha dos Apóstolos”, o arcebispo de Campinas, (arquidiocese-sede da assembleia), dom Airton José dos Santos e o arcebispo emérito, dom Gilberto Pereira Lopes deram  boas vindas aos participantes.

Na abertura, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo e Presidente do Regional Sul 1 da CNBB, lembrou as últimas orientações do Papa Francisco sobre a renovação da Igreja, seu chamado de atenção para que a referência central da vida eclesial seja Jesus Cristo, seu alerta sobre a importância de não perder a Esperança, sua insistência sobre a necessidade de ir às periferias, ao encontro das pessoas e das situações, renovar a cultura do encontro, com Deus, com Jesus Cristo e com o outro. Que a Igreja seja casa aberta, para todos, disse.

O secretário-geral do Regional, dom Tarcísio Scaramussa, apresentou a pauta e a dinâmica da assembleia que foram aprovadas. Em seguida, apresentou Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo de Amparo que é também membro da comissão da CNBB de redação do documento 104  «Comunidades de comunidade: uma nova paróquia», afirmando que Dom Pedro ajudará a assembleia a refletir e aprofundar o tema central.

A RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA –  Introdução da palestraaip_reduzida1  

O palestrante Dom Pedro Carlos Cipolini, apresentou o documento «Comunidades de comunidade: uma nova paróquia», destacando três referenciais: Documento de Aparecida; Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e as Palavras do Papa Francisco aos bispos da CNBB e CELAM.

O Bispo conclui ressaltando algumas considerações práticas:  Descentralização; Corresponsabilidade; Ministerialidade;  Pertença: Poder-serviço; Missionariedade; Transformação social; O futuro da paróquia .

“Hoje estamos em um novo momento, uma mudança de época. Sendo assim, hoje é cada vez mais urgente nos perguntarmos: o que Deus pede de nós?”, concluiu.

Serviço:

35ª. ASSEMBLEIA DAS IGREJAS PARTICULES

Datas: 18 a 20 de outubro de 2013.

Local : CEI – Centro de Espiritualidade Inaciana

Rodovia José Boldrini, 170 – Indaiatuba – SP Telefone: (19) 2107-8500

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.