coletivaNa manhã desta segunda-feira, 10, uma coletiva de imprensa com o cardeal-arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno, o bispo auxiliar, Dom Darci José e o reitor do Santuário, padre Domingos Sávio reuniu jornalistas de diversos segmentos para falar sobre as últimas informações sobre a visita do papa Francisco a Aparecida.
O encontro aconteceu na Sala de Imprensa do Santuário Nacional. A visita à Basílica é a primeira atividade oficial do Santo Padre, integrando a agenda do Pontífice durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013.
Na agenda já estão definidas para a programação do dia 24 de julho a missa no Santuário e visita de papa Francisco ao Seminário Bom Jesus, onde reside o cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis.
Abaixo as informações abordadas em tópicos:
Percurso – Após pousar no estacionamento intermediário do Santuário Nacional, o papa passará entre os fiéis e se dirigirá até a Capela Reservada, onde terá um momento junto à Imagem da Padroeira do Brasil Nossa Senhora Aparecida, na capela dos Apóstolos. Posteriormente o papa se prepara para a celebração da Santa Missa. Após a Missa, o pontífice segue de papa-móvel até o Seminário Bom Jesus, em percurso de cerca 2,5 km, que deverá ser feito em aproximadamente 45 minutos. O percurso será o seguinte: saída pelo portão da Basílica frente à Radio e Tv Aparecida, avenida Getulio Vargas, Rua Anchieta, Praça Dr. Benedito Meirelles e Rua Barão do Rio Branco. O percurso de volta é o mesmo. Foi solicitado pela comissão que fará a segurança que todas as lombadas das ruas e avenidas fossem retiradas para facilitar o trajeto do papa-móvel.
Local da celebração – Dom Damasceno reforçou que o local da celebração (se será campal ou dentro da Basílica) ainda NÃO foi definido. O Cardeal explicou que se a celebração for do lado de dentro da Basílica, provavelmente será para um número limitado de pessoas, entre 15 e 20 mil, e ainda serão utilizados detectores de metal para garantir a segurança do Santo Padre e dos presentes. Caso a missa seja no interior da Basílica, haverá telões do lado externo. Assim que houver uma definição, o Santuário Nacional divulgará as orientações.
Liturgia – Antes da Missa Solene, o Papa adentrará na Capela dos Apóstolos onde terá a oportunidade de venerar a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. “O Papa quer que esta visita seja um momento íntimo, como devoto de Nossa Senhora. Vemos nisso uma vontade do Papa em renovar seu pontificado e oferece-lo à Santa”, disse Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida.
A Missa Solene será concelebrada pelos bispos que acompanharem o Santo Padre, além dos bispos brasileiros que desejarem participar: “Evidentemente, nós entendemos que o número de concelebrantes não será tão grande, já que a maioria já estará no Rio de Janeiro, em razão da JMJ”.
O cardeal informou ainda que a Comitiva de Liturgia do Vaticano, chefiada por Monsenhor Guido Marini, voltará ao Santuário cerca de dois dias antes da chegada de Francisco para oferecer treinamento àqueles que estarão próximos ao Santo Padre.
Em definição – Para o credenciamento de diáconos, padres e bispos que chegarem perto do pontífice, bem como daqueles que estarão a serviço nesta data, foi criada uma comissão presidida por Dom Darci Nicioli que estudarão as alternativas e possibilidades para este fim.
Público estimado: espera-se receber mais de 200 mil fiéis, provavelmente pessoas de mais idade, famílias e crianças, tendo em vista que o encontro no Rio de Janeiro é voltado especificamente para a juventude.
Preparação do Santuário: Na noite que antecede a visita, acontecerá uma vigília na tribuna Dom Aloísio Lorscheider , localizada no Pátio das Palmeiras. Serão momentos oracionais, com canto e shows, para preparar os romeiros, devotos e visitantes a receberem o Papa. Após as 00h o Santuário e Basílica permanecerão fechados para varredura de segurança.
Presente ao Pontífice – Será entregue uma réplica em madeira da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, com pedestal de prata. Essa réplica está pronta há 15 dias.
 Irmãs Carmelitas entregam manto da Imagem que Papa receberá do Santuário – Na manhã desta sexta-feira (7), as Irmãs Carmelitas de Aparecida fizeram a entrega do manto que será usado pela Imagem fac-símile, a qual o Santuário Nacional presenteará o papa Francisco em sua visita à Basílica.
A peça, confeccionada em veludo e pequenos cristais, traz bordados de redes de pescaria que remetem à pesca milagrosa do encontro da Imagem original de Nossa Senhora Aparecida, encontrada no Rio Paraíba em 1.717.
A entrega foi feita ao administrador do Santuário Nacional, o Missionário Redentorista padre Luiz Cláudio Alves de Macedo.
As Irmãs Carmelitas confeccionam também as partículas do manto que são enviadas à Família Campanha dos Devotos e sagradas durante a Cerimônia do Manto, que ocorre mensalmente na Capela Reservada do Santuário Nacional.
Fonte: Flávia Gabriela, Assessoria de Imprensa do Santuário Nacional