Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Colegiada das Comunidades Eclesiais de Base (Ceb’s) do Regional Sul 1, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu na Paróquia Santa Rosa de Lima, na capital paulista, com nove comunidades em Perus, na Região Brasilândia da Arquidiocese de São Paulo, nos últimos dias 26 e 27 de agosto.

A reunião teve início no sábado pela manhã, com oração na Igreja Santa Rosa de Lima, trazendo presente as Valas de Perus e se fez memória da história, regada de luta e resistência; também fez memória da guerra dos sete anos, sob a repressão da ditadura militar, quando os operários da Companhia de Cimento Portland Perus paralisaram a fábrica sob à mística da não violência ativa ou firmeza permanente. Dom Carlos Silva, OFMcap, Secretário do Regional Sul 1 da CNBB, esteve presente rezando junto com os 30 representantes vindos das sub-Regiões do Estado.

Em seguida, no Centro Comunitário, desenvolveu-se a pauta, que foi acompanhada por Dom José Benedito Cardoso, bispo auxiliar de São Paulo e referencial das Ceb’s no Regional. No sábado, realizou-se uma Análise de Conjuntura conduzida pela Izalene Tiene junto com Amanda e Anderson do Centro de Educação Popular do Instituto Sedes Sapientiæ (CEPIS). Avaliou-se o 15º Intereclesial das Ceb’s e destacou-se os compromissos assumidos no mesmo. Na tarde de sábado, iniciou-se um processo de construção de um projeto de educação popular para as Ceb’s a partir dos compromissos assumidos no 15º Intereclesial, com a assessoria do CEPIS.

Na noite do dia 26, a Colegiada das Ceb’s foi até a Casa Edith Stein, onde Guto Godoy fez o relato e explicação do mural sobre azulejos no qual se cruza a história de Edith Stein e grandes mulheres da história do povo de Deus. Em seguida, realizou-se uma roda de conversa com o Pe. Júlio Lancelotti, que falou sobre a sua caminhada e os trabalhos realizados, motivando os presentes a trilharem com esperança os passos de Jesus de Nazaré, identificando a sua história com o Deus dos pobres. Em seguida, houve confraternização preparada pela comunidade Santa Rosa de Lima.

No domingo, houve relato e partilha da caminhada das sub-regiões, seguida de planejamento e construção do calendário para 2024. Após a celebração de encerramento, que aconteceu na Comunidade Eclesial de Base São Paulo Apóstolo, presidida pelo Pe. Luciano, pároco da paróquia e concelebrada pelo Pe. Sardinha, os representantes das CEBs das Sub-Regiões voltaram para casa animados para cada vez mais edificar uma Igreja em saída, missionária, povo de Deus e sinodal.