Notícias

CNBB expressa Nota de pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB emitiu no dia, 23, nota de pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira, bispo emérito de Osasco (SP). No texto, o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, afirma que o bispo” foi pastor dedicado” e agradece pela vida e ministério de dom Francisco. Segue, na íntegra, a nota:

Mensagem de pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira

“Feliz quem encontra em ti sua força e decide no seu coração a santa viagem”. Salmos 84, 6

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB manifesta pesar pelo falecimento de dom Francisco Manuel Vieira, bispo emérito de Osasco (SP), aos 88 anos, ocorrido hoje, 23 de dezembro.

Natural de Rio Tinto – Porto, Portugal, dom Francisco foi ordenado presbítero em dezembro de 1952, em São Paulo (SP), e bispo, em janeiro de 1975.  Foi bispo auxiliar de São Paulo na região episcopal Osasco, de 1975 a 1989; e bispo de Osasco, de 1989 a 2002.

Seu lema episcopal é “In Virtute Dei” (Pela Força de Deus). Dom Francisco foi pastor dedicado, levando a todos a força de Deus que é Jesus Cristo.

A dom Ercílio Turco, bispo de Osasco, aos fiéis da Diocese, aos familiares e aos amigos de dom Francisco expressamos nossas condolências.

A morte faz surgir a tristeza, mas a certeza da vida nova em Cristo e a plenitude do Reino nos trazem a esperança e devolvem a alegria. Ao Pai agradecemos a vida e ministério de dom Francisco, pois “o Senhor o conduz à posse da herança, dos congregados, na luz!” (Col 1, 12).

Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.