Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entre os dias 21 a 24 de agosto, aconteceu na Casa Dom Luciano Mendes de Almeida, em Brasília, o 16º Seminário dos Bispos referenciais para as Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S) e para o Laicato, articulado pela Comissão Episcopal para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com o tema: “Para uma igreja sinodal em saída para as periferias”.

Do Regional Sul 1, estavam presentes Dom José Benedito Cardoso, bispo auxiliar de São Paulo e referencial das Ceb’s; Alex de Souza Rossi, representante do Regional na Ampliada Nacional das Ceb’s e Luiz Henrique, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Estado de São Paulo.

Neste seminário, houve a presença de aproximadamente 58 pessoas, sendo cerca de 22 bispos. A presidência da CNBB esteve presente na abertura, por meio de Dom Jaime Spengler, presidente; e Dom Ricardo Hoeppers, secretário geral, manifestando as boas-vindas aos presentes. Dom Giovane Pereira de Melo, presidente da Comissão para o Laicato, enfatizou a importância desse encontro de comunhão do povo de Deus, que realiza a sua 16ª edição.

O objetivo do seminário, que teve como tema: “Para uma igreja sinodal em saída para as periferias”, foi avaliar o quadriênio 2019-2023 (23° Plano Pastoral) e organizar as propostas para a elaboração do 24° Plano Pastoral. A pauta foi marcada por análise de conjuntura socioeconômica, realizada por Francisco Botelho; análise de conjuntura eclesial, assessorada por Cesar Kuzma; e trabalhos em grupos para a discussão sobre planejamento e elaboração do plano de pastoral para a Comissão.

Em clima de comunhão, participação e missão, encerrou-se no dia 24 o encontro com a celebração e envio de todos para as missões específicas a fim de promover cada vez mais uma Igreja sinodal, missionária, em comunidade e em saída para as periferias.